Connect with us

GERAL

Piauí já registrou mais de 900 ocorrências em 2023 envolvendo idosos

Publicado

em

Em 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. E a Polícia Civil aproveitou a data para alertar através da Delegacia do Idoso sobre os direitos dos idosos e sobres os crimes mais recorrentes.

Segundo o Núcleo de Estatísticas da Secretaria de Segurança do Piauí, neste ano, já foram feitos 968 registros de boletins de ocorrência. Os principais crimes cometidos são os de violência física e violência patrimonial.

A delegada-titular da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso, Daniela Barros, informa que a incidência de crimes que envolvem maus-tratos é grande, principalmente nos casos de filhos e netos dependentes químicos. Ela reforça a necessidade de toda a população trabalhar em prol da segurança da pessoa idosa.

“Não hesite em denunciar qualquer caso de violência contra a pessoa idosa. Em muitas situações, o idoso tem limitações físicas e até cognitivas. Então, ele não pode se deslocar até uma unidade policial para realizar essa denúncia, logo, ele precisa da colaboração da comunidade para conseguir sair dessa situação’’, enfatiza a delegada Daniela Barros.

Foto: Ascom/ SSP-PI

Publicidade

A delegada-adjunta, Cassandra Moraes, responsável pela investigação dos crimes de violência patrimonial, como estelionato, explica que esse tipo de crime aumentou desde a pandemia com um maior acesso à internet por parte da pessoa idosa. “Temos que ter muito cuidado com os links que recebemos na internet, principalmente via WhatsApp. Outra coisa é desconfiar de ligação de banco, pois banco não liga para cliente para oferecer empréstimo, por exemplo. Além disso, é importante ter cuidado com as fotografias na internet devido a biometria facial, pois alguém pode usar a fotografia do idoso para se passar por ele e, assim, fazer transações bancárias em seu nome. Procure sempre alguém de confiança para tratar desse assunto”, informa a delegada Cassandra Moraes.

Para realizar denúncias, a pessoa pode registrar boletim de ocorrência em qualquer unidade policial do estado, pois a denúncia será encaminhada à Delegacia do Idoso. Em Teresina, a denúncia pode ser feita, inclusive, na própria sede da Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso, localizada no Complexo de Delegacias Especializadas ‘’Secretário Carlos Lôbo’’, na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, número 955, bairro Marquês, zona norte da capital.

Pelo Disque 100, serviço de ligação gratuita do Governo Federal, qualquer pessoa também pode realizar denúncia de forma anônima, informando dados principais como nome, local e tipo de crime. A denúncia seguirá também para a Polícia Civil.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS