Connect with us

GERAL

Especialistas orientam sobre cuidados com idosos no B-R-O Bró

Publicado

em

De setembro a dezembro, ocorre o “B-R-O Bró”, um período considerado crítico no Nordeste de forma geral, especialmente no Piauí, devido às altas temperaturas que, em média, chegam a 40ºC e com poucas chuvas. Para enfrentar esse período, especialistas do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) orientam sobre os cuidados que se deve ter com a pessoa idosa.

Segundo a geriatra Glenda Moreira, neste tempo de altas temperaturas, é muito importante aumentar a ingestão de água na rotina. Ela ressalta que o envelhecimento tira muito a sensação de sede e orienta para que seja dada uma atenção especial pelo próprio idoso e/ou pelo cuidador, que deve ofertar água de forma regular, em torno de 100ml a 200ml a cada duas ou três horas. 

Outro ponto importante, segundo a médica, é a proteção contra as altas temperaturas. Buscar manter a pessoa em lugares com sombras, ventilados e, na hora de dormir, escolher um local que tenha ventilação e temperatura amena.

“Este é um dos grandes problemas do aquecimento: quando não cai a temperatura à noite. Os fatores de complicação são desidratação, desestabilização das doenças crônicas (inclusive hipertensão arterial), aumento de risco de doença de pele, ressecamento, tudo tem a ver com o calor excessivo”, alerta. 

Para que a temperatura do corpo caia durante a noite, a médica sugere que se incluam banhos que refresquem e ambientes que melhorem a umidade.

Publicidade

“A gente pode melhorar a umidade com várias medidas que são conhecidas no senso comum, como: umidificar o quarto onde se dorme por meio de toalhas molhadas ou colocando um balde com água; higienizar ventiladores, ar-condicionado ou qualquer aparelho que ventile”, orienta.

Calor pode levar à hipertermia

Para o nefrologista do HU-UFPI/Ebserh, Ginivaldo Victor, os perigos de um ambiente muito quente podem levar até mesmo à hipertemia (aumento da temperatura corporal, geralmente acima de 40 ºC). 

“Nós estamos no Nordeste, em um período muito quente, no nosso B-R-O Bró, portanto é importante tomarmos alguns cuidados. O principal deles é a hidratação adequada. É importante que estejamos bem hidratados, que a nossa urina esteja clara. Isso, inclusive, é um sinal de que a nossa quantidade de água está adequada”, explica.

Ele adverte que, diante de uma exposição prolongada de calor, nosso corpo pode adquirir temperaturas muito elevadas, podendo gerar um colapso no funcionamento do organismo. 

“Se vamos ficar expostos ao sol, utilizar proteção solar, chapéu ou boné, procurar uma sombra eventualmente. É fundamental que procuremos fazer uma alimentação leve, com utilização de frutas, para atingir uma quantidade adequada de líquidos no nosso corpo”, ressalta.

Publicidade

Segundo ele, esses cuidados são importantes sobretudo no idoso. O especialista reforça que é essencial que os familiares estejam ao lado o tempo todo ofertando água, não esperando que a pessoa idosa sinta sede.

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS