Connect with us

GERAL

Prefeituras têm até sexta (29) para solicitação de vistorias do Garantia Safra

Publicado

em

Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para que as prefeituras solicitem a vistoria para verificação de perdas da safra 2015/2016, necessária para que o agricultor que perdeu até 50% da lavoura e aderiu ao programa receba os recursos.

O coordenador do Garantia Safra, Matias Ribeiro, explica que procedimento é feito pela prefeitura por meio do Sistema Informatizado da Agricultura Familiar. “Fizemos reuniões em todo o estado, orientando prefeitos, secretários de Agricultura e técnicos do Emater”, comenta Matias.

“O prefeito recebe uma senha e preenche o cadastro com informações de documentação da prefeitura e do prefeito da cidade, solicitando a vistoria e indicando um técnico que poderá ser um servidor ou se não houver o profissional habilitado, o técnico do Emater. Em uma próxima etapa, serão liberados os documentos aos técnicos que posteriormente irão a campo para analisar se o município teve ou não perdas e emitir os laudos”, informa o coordenador.

Os laudos serão ainda enviados pelo sistema ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que vai avaliar o parecer e comparar com outros indicadores de clima, fornecidos pelo IBGE e metereologia, entre outros. Caso seja confirmada a perda da safra, é iniciado o pagamento dos agricultores por meio do Seguro Safra, que normalmente tem início a partir do mês setembro.

A SDR alerta que, segundo normatização de portaria, o prazo para a solicitação de vistoria não será prorrogado.

Publicidade

Governo do Piauí

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS