Connect with us

GERAL

Projeto institui Dia de Alerta ao abuso de álcool no Piauí

Publicado

em

O deputado Flávio Nogueira Júnior (PDT) propôs a criação do Dia de Alerta sobre o uso excessivo do álcool, dia 26 de junho, a ser comemorado anualmente e deverá constar no calendário oficial de eventos do Estado do Piauí. De acordo com o projeto de Lei as atividades a serem desenvolvidas nesse dia serão executadas pelo Executivo por meio da Secretaria Estadual do Governo.

 A iniciativa do projeto foi através da solicitação da Associação Beneficente Viva Bem que tem como principal missão promover o direito do ser humano a uma vida sem os malefícios do álcool e outras drogas e desenvolve o Projeto Viva Bem sem Álcool que consiste na prevenção e educação em Saúde.

Para o deputado institucionalizar um dia para uma abordagem ampla sobre o tema é de suma importância, bem como é necessário conduzir ações dirigidas ao meio social de modo a combater as convenções, hábitos e normas que facilitam o consumo do álcool.

“O álcool gera dependência química acarretando um custo social elevado em função de contribuir para a desagregação da família, o absenteísmo no trabalho, a criminalidade e o aumento de enfermidades que sobrecarregam o sistema público de saúde”, justifica Flávio Júnior.

Foi a Associação Beneficente Vive Bem que sugeriu ao deputado Flávio Nogueira Júnior a criação do Dia de Alerta ao Uso Excessivo do Álcool. Em Teresina a Câmara Municipal já votou a Lei Municipal nº 3.550 instituída no dia 28 de agosto de 2006. Segundo o parlamentar o alcoolismo é uma dependência química de alto custo o tratamento nos hospitais e contribui para a desagregação das famílias de um modo geral.

Publicidade

Segundo informações da Associação Beneficente Viva Bem o “álcool é causador de diversos problemas, a exemplo de intoxicação, síndrome de abstinência, violência e acidentes de trânsito, além de complicações de natureza social”.

Pesquisa – Segundo pesquisas hoje, o Brasil é o quinto país em mortes devido ao uso excessivo do álcool. A cada 100 mil mortes no país 12,2 são causados por bebida. Os dados são da Organização Pan – Americana da Saúde (Opas).

Nas Américas aparece a causa morte devido ao uso do álcool cerca de 80 mil óbitos. A taxa mais alta é em El Salvador, com 27,4 para cada 100 mil mortes. A mais baixa é na Colômbia, com 18 casos.

São diversos os tipos de mortes devido ao álcool; câncer de boca, pâncreas, coração, problemas no fígado e nas glândulas hormonais. Dados mais recentes apontam que, 30% das internações hospitalares são causados em razão do uso de bebidas.

Fonte: Alepi

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS