Connect with us

GERAL

Reconstrução e melhorias no SUAS são discutidas na 13ª Conferência de Assistência Social de Santo Antônio de Lisboa

Publicado

em

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, promoveu nesta quarta-feira, 19 de julho, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.

O evento democrático aconteceu na sede do CREAS e teve como objetivo central a reavaliação da política de Assistência Social desenvolvida no município, e o aprimoramento dos serviços ofertados por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Neste ano as conferências do SUAS trabalham cinco eixos:

  • Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistencias, contemplando as espeficidades regionais do país;
  • Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
  • Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?
  • Eixo 4 – Serviços, programas e projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS;
  • Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Na composição da mesa de honra, primeiro ato da solenidade, estiveram presentes: a secretária de Assistência Social, Virgínia Leal; a presidente do CMAS, Cacilda Lima; Artur Leal, representando o Poder Executivo; Maria José, representando o Poder Legislativo; Antônia Josefa, que é usuária do SUAS; a conferencista, Márcia Camilo; o secretário de Educação, Marcone Carvalho e a enfermeira Tânia Carvalho, repesentando a Secretaria de Saúde.

Autoridades compõem a mesa de honra

Após a execução do hino municipal, a secretária de Assistência Social, Virgínia Leal, que assumiu o cargo recentemente, reafirmou compromisso com a população. Logo depois a represetante do Poder Legislativo, Maria José, deu boas-vindas a secretária Virgínia. Após os pronunciamentos citados, foi declarada aberta oficialmente a 13ª Conferência através da leitura do Regimento Interno pela coordenadora do CRAS, Maria Neli.

Secretária de Assistência Social, Virgínia Leal.
Representante do Poder Legilsativo, Maria José.
Coordenadora do CRAS, Maria Neli.

Duas apresentações abrilhantaram o evento. A primeira com idosos do grupo Reviver, conduzida pela assistente social, Michele Sousa. A segunda, pelo supervisor do Programa Criança Feliz, Danilo Siva, que ao lado dos visitadores sociais apresentou as referidas atividades de acordo com a faixa etária de cada beneficiário e enfatizou os objetivos e benefícios no âmbito do SUAS.

Grupo Reviver

Danilo enfatizou a importância do programa que tem como público-alvo gestantes e crianças na primeira infância.

Supervisor do PCF, Danilo Silva.

“O programa é de grande importância para as crianças e gestantes do nosso município. Cada visita domiciliar é um passo para o desenvolvimento integral”.

Visitadores apresentam algumas das atividades desenvolvidas no PCF

Palestra Magna

A palestra magna foi presidida pela assistente social, Márcia Camilo. Ela fez a explanação do tema e falou sobre o funcionamento do Sistema Único da Assitência Social.

Em relação ao tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!” ela destacou que há uma necessidade de reconstrução, visto a otimização no atendimento à população.

Conferencista Márcia Camilo

“Essa reconstrução do SUAS que o Conselho Nacional de Assistência Social busca fazer é justamente uma reforma porque ele está esburacado. É um sistema que organiza toda a política de assistência social como programas, projetos e benefícios”.

O SUAS foi instituído a partir da Constituição Federal de 1988 que marca como primeiro documento de política pública sendo estabelecido que é “dever do Estado a política de direito de todos a quem dela necessitar”.

Publicidade

Os programas, projetos e benefícios são dividos em dois pontos: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

Na Proteção Social Básica estão organizados serviços e benefícios, progamas e projetos nas esferas municipal, estadual e federal. Os programas são organizados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que tem os serviços de convivência, programa Bolsa Família (transferência de renda) e o Cadastro Único. O CRAS tem como finalidade prevenir situações de risco social.

A Proteção Social Especial (PSE) organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos. Entre outros exemplos pode-se destacar: violência física, psicológica, negligência, abandono, violência sexual (abuso e exploração), situação de rua, trabalho infantil, práticas de ato infracional, fragilização ou rompimento de vínculos, afastamento do convívio familiar.

Grupos e delegados

Ao final da palestra magna, cada grupo trabalhou um eixo temático. Após as propostas apresentadas, foram eleitos os delegados que irão representar o município na XV Conferência Estadual, prevista para acontecer nos meses de agosto e outubro de 2023. Os delegados são: Vanderlene Nascimento e Simone Maria (Representantes governamentais), Danilo Silva e Clarisse Barros (Representantes não governamentais), Márcia Camilo e Eduarda Rodrigues (Representantes dos trabalhadores do Suas), Maria Virlene e Luisa Josefa (Usuários do Suas).

Além de servidores da Assistência Social, estiveram presentes também a psicóloga do CREAS, Lívia Carvalho, e a secretária de Agricultura, Natália Leal.

Publicidade

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS