Connect with us

GERAL

Sisu abre inscrições para quase 10 mil vagas nos campi da Ufpi, Uespi e Ifpi

Publicado

em

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2018.1) estão aberta desde a madrugada desta terça-feira (23/01). Os candidatos que participaram da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão concorrer a 239.601 vagas de 130 instituições públicas de ensino superior. No Piauí, são 9.499 vagas para aquele que pretende ingressar uma graduação no estado.

Os cursos são ofertados por instituições federais e estaduais (universidades, institutos, centros universitários, faculdades e centros de educação tecnológica). As quase 10 mil vagas piauienses estão distribuídas nos campi da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Instituto de Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi).

UFPI: 3,4 MIL

O edital de seleção da Ufpi, lançado em dezembro de 2017, explica que as graduações são presenciais e distribuídas entre Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. Ao todo, são 3.494 vagas, sendo 2.058 somente em Teresina. A instituição deixa claro que 50% das vagas são destinadas aos cotistas por raça, renda, oriundo de escola pública e com deficiência.

UESPI: 3,9 MIL

Publicidade

As regras da Uespi, divulgadas no mesmo período, aponta que 3.940 vagas estão disponíveis para Teresina, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato e Uruçuí. Do total oferecido, 30% estão disponíveis para ações afirmativas correspondentes a cotistas.

IFPI: 2 MIL

No Ifpi, o número é reduzido, mas o instituto também atrai muitos candidatos. Ao todo, são 2.065 vagas. Os cursos ofertados estão nos campi de Teresina, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Uruçuí. As cotas atendem às ações de raça, baixa renda, deficientes e oriundos de escola pública.

As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira (26/01), no horário de Brasília. Elas serão feitas no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/. Não é necessário pagar taxas. Entre 2010 e 2016, o número de vagas pelo sistema cresceu mais de quatro vezes e a concentração do total de vagas ofertadas no ensino superior público do Brasil no Sisu saltou de 10,7% para 43%.

REQUISITOS

Publicidade

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Mesmo que o candidato faça sua inscrição no dia 23 de janeiro, ele poderá alterar suas opções até as 23h59 do dia 26. O sistema mostra, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso.

LISTA DE ESPERA

Do dia 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro, os candidatos poderão manifestar interesse em alguma vaga para a qual não foram aprovados na primeira chamada. Só será permitido marcar o curso colocado como 1ª opção na inscrição.

As convocações serão feitas pelas universidades, em calendário definido por elas. Cabe ao candidato acompanhar os prazos.

Publicidade

CALENDÁRIO

Inscrições: de 23 de janeiro até as 23h59 de 26 de janeiro de 2018

1ª chamada: 29 de janeiro

Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro até as 23h59 de 7 de fevereiro

Publicidade

Convocações nas demais chamadas: a partir de 9 de fevereiro

SUSI EM 2018.2

As notas do Enem também poderão ser utilizadas na segunda edição do Sisu 2018, que abrirá inscrições no fim de maio.

Fonte: Oito Meia | Foto: reprodução

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS