Connect with us

GERAL

Uespi elabora plano de segurança para evitar mais assaltos no campus

Publicado

em

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está elaborando um plano de segurança para evitar os assaltos que estão acontecendo constantemente no Campos Poeta Torquato Neto, em Teresina. De acordo com o chefe de segurança da instituição, Marcos Antônio Feitosa, foram registrados 10 assaltos somente de março a outubro deste ano.

Marcos Antônio revelou ainda que em toda a instituição funcionam apenas as câmeras do prédio da administração e que nenhuma instalada dentro das salas identificaram os ladrões.

Segundo o reitor Nouga Cardoso, a Uespi conta atualmente com 29 seguranças que não são suficientes para dar a sensação de segurança. “Por mais que aumente a quantidade de segurança ou policiais militares isso não vai mudar a nossa situação. A dificuldade está em identificar os ladrões” afirmou.

Nouga Cardoso disse estar elaborando um plano de segurança e já acionou a Secretaria de Cidades. “Até o dia 05 de novembro vamos apresentar um plano de segurança ao Governo do Estado, esperamos que tenha orçamento para a implementação do projeto. Já para a secretaria pedimos mudanças na estrutura física da universidade, principalmente no muro”, contou.

Desabafo redes sociais

Publicidade
Reitor desabafou sobre insegurança na Uespi em rede social (Foto: Reprodução/Facebook)
Reitor desabafou sobre insegurança na Uespi
em rede social (Foto: Reprodução/Facebook)

Esta semana o reitor fez um desabafo nas redes sociais e afirmou que irá restringir o acesso ao Campus.

“Sem equilíbrio emocional e segurança física e patrimonial é impossível fazer educação. Toda a movimentação de segurança que fizemos recentemente, inclusive com presença ostensiva da PM [Polícia Militar] não causou a curto prazo o efeito necessário.

Avaliando que a violência que assola a Uespi vem de fora pra dentro, a única perspectiva que me parece conter esse fluxo é restringirmos o acesso a instituição ou fazer de forma controlada, o que só será possível se dotarmos nossa entradas e saídas com meios de identificação eficaz; mas para isso exige-se investimento em infraestrutura. Continuaremos a esperar”, disse na publicação .

Barricada
Assustados com os constantes arrastões, estudantes da Uespi estão assistindo aulas trancados ou montando barricadas de cadeiras na porta da sala para evitar a ação dos bandidos.Os alunos empilham cadeiras nas portas para evitar que os bandidos tenham acesso à sala.

Alunos montam barricada de cadeiras para evitar assaltos (Foto: Arquivo Pessoal/Carla Cassangrande)Alunos montam barricada de cadeiras para evitar assaltos (Foto: Arquivo Pessoal/Carla Cassangrande)

Policiamento
O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto, afirmou que os policiais do Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BPRone) e do 9° Batalhão da Polícia Militar têm reforçado o policiamento em torno da Universidade Estadual, mas aguarda permissão da retoria para ter acesso ao campus.

“A partir desta quinta-feira vamos colocar uma viatura exclusiva no campus. É uma ação temporária, pois cabe a reitoria a responsabilidade da segurança interna, como contratação de vigilantes e amplicação de câmeras”, declarou o coronel.

 

Publicidade

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS