Connect with us

GERAL

Vídeo mostra flagrantes de raios cruzando o céu em Teresina; capital tem alerta de chuvas intensas

Publicado

em

Vídeos gravados por moradores da Zona Sul de Teresina mostram raios cruzando o céu da capital, durante a chuva registrada na noite de quarta-feira (16). Nesta quinta (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta para chuvas intensas na cidade e em outros municípios piauienses.

Um dos vídeos foi feito pelo analista de sistemas Rhuan Oliver. Ele contou ao g1 que não viu o momento em que o raio caiu, apenas depois, quando foi assistir o vídeo.

Raio registrado na Zona Sul de Teresina — Foto: Reprodução

Raio registrado na Zona Sul de Teresina — Foto: Reprodução

“Gosto de observar raios e resolvi filmar a chuva de ontem já na intenção de gravar algum. Na hora nem vi, só depois, vendo em câmera lenta”, relatou.

Na quarta, Teresina registrou 756 descargas atmosféricas, tanto entre nuvens como entre nuvens e superfícies, de acordo com a organização climática internacional Earth Networks.

O número não é considerado alto, mas expressivo, visto que a capital já registrou mais de 2 mil ocorrências em outras situações. Não há informação se os raios registrados na quarta-feira causaram algum dano.

O Corpo de Bombeiros, que atende diversos tipos de ocorrências que têm como origem descargas atmosféricas, como incêndios, quedas de árvores e postes, informou que não foi acionado para atender nenhum incidente envolvendo raios na quarta.

Publicidade

Alerta de chuvas

Alerta de chuvas intensas no Piauí — Foto: Reprodução/Inmet

Alerta de chuvas intensas no Piauí — Foto: Reprodução/

O alerta do Inmet prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O instituto orienta que em caso de rajadas de vento não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, que não se deve estacionar veículos próximo de torres de transmissão e/ou placas de propaganda e, ainda, que não se deve usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS