Connect with us

Água Doce do Maranhão

Saúde de Água Doce do Maranhão conclui campanha Março Lilás com diversos serviços prestados às mulheres

Publicado

em

Março é o mês dedicado ao combate ao câncer de colo de útero, durante o qual acontece a campanha de Março Lilás, voltada para a conscientização e prevenção da doença. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Água Doce do Maranhão, realizou durante todo o mês eventos que trabalhassem o tema e levassem conhecimento a população.

A coordenadora da Saúde da Mulher no município e enfermeira, Liandra Araújo, explicou o que é o câncer de colo de útero. “Câncer de colo de útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV. É uma doença que costuma progredir de forma lenta, podendo levar mais de 10 anos para se desenvolver”, disse.

De acordo com a enfermeira, existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença, como o sexo desprotegido, histórico de ISTs (HPV) e tabagismo.

A coordenadora explicou sobre a importância de realizar atividades que debatam esse tema.”Nosso intuito é alertar as mulheres sobre o risco, já que o exame preventivo com a realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero”, relatou.

Ao longo de 31 dias foram feitas ações em várias unidades da cidade, sendo elas: a Sede, Cana Brava, Coqueiro, Salgadinho, Frexeiras e Curvinha.

Liandra conta que os eventos tiveram como foco principal mulheres de 25 a 64 anos, mas também foram compartilhadas informações com mulheres de outras faixas etárias, que já iniciaram a vida sexual. “Foram entregues pomadas ginecológicas, comprimidos como Fluconazol, também teve lanche para elas e brindes”, falou.

A enfermeira ainda destacou o apoio da gestão municipal no desenvolvimento das atividades.”Todo apoio, as decorações, medicamentos, os nossos bolos e lanches. Eles sempre apoiam nossas ações para que a gente execute na prática”, informou.
Liandra ainda pontua, que esse não foi um mês isolado, e que a saúde da cidade pretende realizar eventos com essa temática em momentos como agosto dourado, outubro rosa e novembro azul.

Por fim, a coordenadora avaliou o trabalho realizado pela equipe durante esse período.“Muito empenho e dedicação de todos e com o apoio da gestão, a gente desempenhou um excelente trabalho”, finalizou.

Publicidade

Saúde de Água Doce do Maranhão realiza ação alusiva a campanha Março Lilás

Facebook

MAIS ACESSADAS