Connect with us

Água Doce do Maranhão

Ministério Público do Maranhão realiza encontro com municípios de Araioses e Água Doce e debate sobre segurança nas escolas

Publicado

em

Nesta terça-feira (18), o Ministério Público do estado do Maranhão, realizou uma reunião com as cidades de Água Doce do Maranhão e Araioses, que integram mesma comarca, com o objetivo de discutir medidas de segurança nas escolas de ambos os municípios.

O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no município de Araioses, e teve como pauta principal a elaboração do Plano de Segurança nas Escolas, e debateu a violência nas unidades de ensino e o planejamento de diretrizes, além de intensificação de rondas por parte da Policia Militar nas áreas escolares.

A vice-presidente do Conselho Tutelar de Água Doce do Maranhão, Francinária Sousa dos Santos, conhecida popularmente como Nara, explicou o propósito da reunião. “O intuito era discutir formas de prevenção e medidas de proteção e segurança para serem adotadas nas escolas”, disse.

Nara informou que cada cidade tem uma forma de trabalhar esse tema, e que é necessário que as medidas sejam providenciadas.”Cada município irá elaborar um plano de segurança voltado para a segurança na escola, e terá apoio das autoridades de segurança pública para a conclusão do plano. Também serão realizadas palestras de conscientização nas escolas”, informou.

A vice-presidente destacou que é muito importante que todos estejam atentos, e que assuntos como esse precisam ser debatidos para que episódios de violências nas escolas não voltem a se repetir.

“É de fundamental importância a participação dos pais nas escolas, o observar dos pais nas redes sociais dos filhos, a atenção é primordial, é preciso atentar-se aos comportamentos dos adolescentes, aos sinais, afinal, esse assunto é muito complexo, traz diversos fatores que podem estar relacionados na questão do bullying, violência, suicídio, então não adianta só os órgãos públicos se mobilizarem, é necessário que a família também se mobilize na prevenção, porque essa causa é de todos e juntos somos mais fortes”, concluiu.

Publicidade

O 1º SGT Everaldo, comandante da 4ª Cia do 2º BPTur, destacou que as autoridades já estão adotando medidas visando reforçar a segurança e garantir mais tranquilidade para toda a população. “Ressalto que nesse momento estão sendo realizadas palestras educativas na rede municipal de ensino, nas escolas e rondas preventivas nas escolas”, pontuou.

Também estiveram presentes na reunião a prefeita de Araioses, Luciana Marão Felix, promotora de Justiça, Samara Cristina Mesquita Pinheiro Caldas, Delegado de Polícia Civil, Robert Freire, secretária de Educação de Água Doce, Rosário Dias, presidente da Câmara Municipal de Água Doce, vereadora Dudu Fernandes, secretária adjunta da secretaria Municipal de Saúde de Água Doce, Eliane Dias, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Água Doce, Célia Correia, além de representantes do CRAS e CREAS, Policiais Militares e Guardas Municipais de Araioses.

Facebook

MAIS ACESSADAS