Connect with us

Belém do Piauí

Em Belém do PI, investimento em educação é superior à média nacional, aponta Ranking de Eficiência dos Municípios

Publicado

em

A Folha de São Paulo, um dos mais conceituados meios de comunicação do Brasil, lançou recentemente o Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F), uma ferramenta inédita que vai aferir quais prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população usando menos recursos financeiros.

O Ranking leva em consideração o atendimento das prefeituras nas áreas básicas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante para o cálculo de eficácia na gestão a receita per capita disponível de cada cidade.

Na educação, o ranking contabiliza os percentuais de crianças atendidas por creches e escolas municipais. Na saúde, a cobertura da população por equipes de atenção básica e o total de médicos por habitante. No saneamento, os percentuais de domicílios atendidos por redes de água e esgoto e por sistemas de coleta de lixo. Esses componentes são somados e depois divididos pela receita per capita de cada cidade, produzindo um ranking de eficiência no gasto.

Prefeita Débora Carvalho

Prefeita Débora Carvalho

O levantamento cobre 5.281 municípios (95% do total) e se utiliza dos dados mais recentes disponíveis para uma base dessa dimensão. O município de Belém do Piauí, administrado pela jovem prefeita Débora de Carvalho Noronha (PSB), se destacou pelos investimentos em educação. Segundo os dados disponibilizados no Ranking, Belém possui uma média de 0,716 em investimentos em educação, um valor acima da média nacional, que é de 0,509. O município também supera a média nacional em saúde, sendo 0,500 a média nacional, e em Belém, 0,502.

Belém do Piauí, com apenas 20 anos de emancipado, está à frente de outros municípios vizinhos. No Ranking nacional, Belém aparece em 2.218º lugar, enquanto Jaicós está é o 4.485º, Padre Marcos é o 2.900º, e Francisco Macedo, que aparece em 3.123º lugar.

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS