Connect with us

MUNICÍPIOS

Domingo, um Encontro dos Santos fará triplicar a população de cidade no Piauí

Publicado

em

Todos os anos, sob o sol forte de novembro, no segundo domingo do mês, a cidade de Santa Cruz dos Milagres (190 km ao Sul de Teresina, 3.940 moradores, segundo o IBGE) recebe uma multidão pelo menos três vezes maior que sua população. Gente católica que vai ao Encontro dos Santos.

Neste ano, possivelmente mais de 10 mil fiéis estarão no domingo em Santa Cruz dos Milagres para o Encontro dos Santos.

Gente que vai de carro, de ônibus, de caminhões e não são poucos os que seguem a pé, para pagar promessas e demonstrar sua fé.

A festa de devoção do povo simples é bonita de ver. Antes mesmo do domingo, já na sexta-feira, os romeiros que vêm de muito longe ficam espalhados pelos arredores da Igreja da Santa Cruz.

Eles se arranjam como podem, abrigando sob as árvores de folha rala da Caatinga, dormindo em redes, privados de condições mínimas de conforto. O conforto deles está na fé, que o move, os anima, os alegra.

Publicidade

No sábado, a multidão de romeiro já é grande o suficiente para aumentar vendas, desconforto e balbuciar o trânsito de Santa Cruz dos Milagres, uma cidade que, de acordo com os registros do Detran tinha, em 2015, somente 470 veículos, dos quais 357 eram motos, 65 automóveis, cinco ônibus e micro-ônibus. Durante o Encontro dos Santos, pelo menos 100 ônibus chegam à cidade.

O Encontro dos Santos é uma festa religiosa que precisa ser vista, tal a beleza da fé. Logo cedo, antes que o primeiro raio de Sol apareça, começam a chegar as imagens dos santos padroeiros de dezenas de cidades.

As imagens chegam para encontrar a Santa Cruz, que sai do nicho onde fica na igrejinha no alto de uma colina. Uma multidão fica esperando que a Santa Cruz desça.

Às 5 da manhã começa o encontro e todos as imagens, levadas em procissão, seguem para a Igreja, neste ano o templo maior, onde comportam mais de três mil pessoas sentadas.

Neste ano, o Encontro dos Santos deve mais uma vez repetir a fé expressa na presença de milhares de pessoas. Todas levadas até Santa Cruz dos Milagres para agradecer bênçãos, mas também para renovar essa mesma fé. Algo para ser admirado, sem dúvida.

Publicidade

Fonte: Portal AZ

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS