Connect with us

Jaicós

Educação de Jaicós realiza roda de conversa com professores sobre o ‘Volta ao Novo’

Publicado

em

Com foco no desenvolvimento socioemocional na escola, a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira, 26 de agosto, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), uma roda de conversa com os professores da Rede Pública Municipal de Ensino.

O evento foi realizado em três momentos, pela manhã, direcionado aos professores do ensino infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, e a tarde, para os professores dos anos finais do fundamental.

Na oportunidade, a Secretaria de Educação realizou a entrega de bolsas para todos os professores.

Também foram ministradas duas palestras em cada momento. Uma, ministrada pela professora Neri Feitosa, articuladora municipal do programa ‘Volta ao Novo’, e outra, pelo psicopedagogo Adaljerry Ferreira, articulador do projeto ‘Ambiente e Mentes Saudáveis em período de pandemia’.

Ambas iniciativas tem um olhar especial ao desenvolvimento socioemocional dos professores, que no ano passado, com a suspensão das aulas presenciais em virtude da situação de pandemia, precisaram se reinventar para continuar ensinando.

O programa ‘Volta ao Novo’ propicia apoio e acolhimento aos professores e estudantes no planejamento para a retomada das aulas presenciais, por meio de diálogos formativos e conteúdos vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais.

Publicidade

“É mais um momento de preparação que a Secretaria de Educação realiza com os professores para a volta as aulas de forma híbrida, com aulas presenciais. O Volta ao Novo é um programa de preparação para os professores, alunos e família, focando no psicológico para a volta às aulas nessa situação atípica que estamos vivendo”, pontuou Antônio de Pádua, o Tontonho, secretário de Educação.  

O psicopedagogo Adaljerry Ferreira falou sobre os objetivos da Educação do município de Jaicós com essas ações.

“O município de Jaicós fez um acréscimo ao programa Volta ao Novo, que vai permitir que os pais observem melhor os seus filhos, tanto em relação a saúde mental, os sentimentos que eles estão tendo, quanto ao desejo de voltar as aulas e aprender. A gente sabe que os alunos passaram um longo período ocioso em casa, e tanto o pai, quanto o filho, estão um pouco inseguros quanto essa volta às aulas. E professor também está diante de uma situação muito nova. E esse projeto vem para tornar esse momento o mais natural possível, causando menos insegurança. Nós vamos trazer mais a família de forma mais espontânea até a escola e levando a escola a conhecer um pouco mais da realidade da família, que mudou muito nesse período de pandemia”, explicou.

A professora Neri Feitosa levou aos professores uma mensagem de esperança e fortalecimento para um novo cenário para a educação que estamos vivendo e prestes a viver. “Nós passamos da fase de isolamento social para as aulas remotas, e agora vamos retornar as aulas presenciais. Tudo isso causa um impacto muito grande na vida da comunidade escolar. Muitas pessoas desenvolveram emoções como o medo, a insegurança. Por isso a necessidade de priorizar e trabalhar a questão psicológica, o emocional dos envolvidos nesse processo, os professores, alunos e a família”, disse.

O prefeito Ogilvan da Silva Oliveira (Neném de Edite), participou do evento acompanhado do chefe de gabinete Deusmar Costa, o procurador jurídico, Dr. Guilherme Bento.

O gestor fez um breve pronunciamento onde falou sobre o evento que havia participado na quarta-feira (25), no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, em Teresina, com foco no ensino infantil.

Na reunião técnica, foram discutidos os principais pontos para a elaboração de um plano de ação, com medidas visando o progresso da cobertura da educação infantil, como previsto na meta 01 do Plano Nacional de Educação (PNE).

O prefeito também voltou a falar sobre o pagamento da gratificação da regência de classe aos professores da Rede Municipal de Ensino. Neném de Edite disse que sua presença das reuniões é uma demonstração do seu interesse e empenho em resolver esse problema que se arrasta há muitos anos. A proposta do município, segundo o gestor, é pagar 10%, a partir do mês de setembro, incluindo os retroativos de janeiro a agosto de 2020, de forma que não comprometa o equilíbrio financeiro do município.

A proposta do município deverá ser encaminhada à Câmara Municipal como Projeto de Lei.

Publicidade

Mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS