Connect with us

MUNICÍPIOS

Educação realiza Encontro Pedagógico para volta às aulas em Santana do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Santana do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza durante todo o dia de hoje – segunda–feira, 07 de agosto -, um Encontro Pedagógico, em preparação para o segundo semestre letivo.

O evento pedagógico acontece na Unidade Escolar, Pascoal Borges e reúne os gestores escolares e docentes da Rede Pública Municipal de Ensino.

O objetivo é planejar o trabalho pedagógico – a partir da temática central, “Educador transformador: do percurso formativo à transposição didática” – de modo a proporcionar aos alunos o direito constitucional de aprender e se desenvolver de forma integral para uma educação com qualidade e equidade.

O evento teve início com a acolhida. Logo após, a Secretária de Educação, Maria Inês, abriu o evento dando as Boas-vindas e expressando sua alegria com o retorno do cronograma estudantil.

“Esse ano é um ano ímpar, que acontecerá a prova SAEB e nós já estamos com propostas para melhorar os nossos resultados. Também trabalhamos a questão ambiental, que acreditamos que a escola pode fazer a diferença e junto a Secretaria de Meio Ambiente abraçarmos a causa em prol de uma Santana melhor através da educação ambiental”.

Maria Inês falou também sobre o primeiro semestre. “Melhoramos a infraestrutura de cinco escolas, ampliamos salas de aula, cantinas, diretorias foram construídas, muradas, e climatizadas a maioria das escolas. Tanto na sede como no interior, pois, entendemos que se o aluno está num ambiente digno, a aprendizagem é melhor”, concluiu.

A prefeita Maria José participou do encontro e relatou em seu discurso os avanços na educação de Santana do Piauí. “Retomamos hoje as atividades para o segundo semestre, com as energias renovadas, foi um período de férias, onde puderam descansar um pouco da caminhada, mas sem perder o foco que é a melhoria da educação municipal. E hoje está tendo essa palestra da equipe da Secretaria de Educação, numa forma de acolhimento, fazendo momentos de planejamento pedagógicos com os nossos educadores. Nossas escolas estão preparadas para receber os alunos, as reformas são permanentes, climatizamos quase todas as unidades, as da sede já são todas climatizadas e algumas da zona rural e nossa meta é de que no próximo ano todas estejam 100% climatizadas”.

A gestora reafirma o comprometimento da gestão municipal aos profissionais da educação e estudantes em prol do desenvolvimento educacional do município. “Podem contar com a prefeita Maria José, com o vice-prefeito Neli Borges e toda a nossa gestão, que de modo geral se preocupa com o todo. Tem a nossa merenda escolar que é de qualidade e boa quantidade. Nós não medimos esforços para que o aluno tenha sempre o melhor. Os salários estão em dia, o piso do magistério, inclusive, adiantado o pagamento. Todos os transportes escolares revisados e preparados para o segundo semestre letivo Estamos preparados. Nossos professores são capacitados e com certeza estão com as energias renovadas e assim melhorar nossos índices, focando nos alunos”, destacou Maria José.

Palestras

Publicidade

Em seguida, foram iniciadas as palestras formativas A primeira palestra foi ministrada pela técnica Ana Patrícia. Ela explica sobre os assuntos abordados no Encontro Pedagógico e qual método de ensino será inserido.

“Nesse segundo semestre vamos focar na avaliação SAEB, que vai mensurar os indicadores educacionais de Santana. Então, na reunião, procuramos mostrar para os professores a realidade de cada escola, de como elas estão, para que possamos planejar didaticamente para esse aluno com a perspectiva de alcançar o IDEB desejável do nosso município e para isso vamos oferecer aulões. Aonde vamos reunir todos os alunos em uma escola só e trabalhar as disciplinas no intuito de avançar”, destacou.

A segunda palestra abordou sobre a importância da educação ambiental no âmbito escolar. Lindemberg Cipriano, analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, enfatiza sobre o que foi pontuado na palestra.

“O nosso objetivo foi de repassar para os professores sobre a importância de agregar a questão da educação ambiental nas escolas. Trazendo uma maior conscientização para os alunos, para que possamos construir um futuro melhor. A Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado diversos projetos nas escolas, como a reciclagem, hortas e também a limpeza em nascentes e sobre preservação. Essa parceria do meio ambiente e os professores são muito importante, porque somos agentes mobilizadores, os professores diariamente estão em contato com os alunos, desenvolvendo projetos e em todas as disciplinas podem tratar a temática”, disse.

À tarde, acontece o planejamento com os professores.

Retorno das Aulas
Em Santana, as aulas terão início já nesta terça-feira (08/08), quando cerca de 130 profissionais retornam as noves escolas da Rede Municipal de Ensino para atender cerca de 900 alunos.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS