Connect with us

Fronteiras

Em Fronteiras, Polícia Militar faz entrega de certificados para 1º Pelotão Mirim

Publicado

em

Na noite desta quarta-feira (20) foi realizada a entrega de certificados dos Concludentes do 1° Pelotão Mirim de Fronteiras Turma 2018.
O evento foi realizado no Auditório Dona Quinô onde marcaram presença além de autoridades municipal bem como militar,  familiares e amigos prestigiaram a cerimonia.
Na oportunidade a mesa foi composta por: Capitão Gilson Xavier(coordenador do Pelotão Mirim), Verônica Pereira (secretária Municipal de Educação), Capitão Edmilson (coordenador Regional do Pelotões Mirins), Girlucia Leite (diretora da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima), Soldado Geyson (coordenador Pedagógico do Pelotão Mirim de Fronteiras), Cabo Jardeson Manoel, Cabo Gonzaga e Soldado Queiroz (ambos Instrutores do Pelotão Mirim de Fronteiras), Graça Silva (diretora do SOUSÃO) e Camila Parente (representando o Clube das Samaritanas “Senhoras da Acácia” da Loja Francisco Tomé da Frota) e professor Rogério Aquiles (representante dos professores da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima).
No primeiro momento o Capitão Gilson foi convidado a decretar aberta a Cerimônia Solene de entrega de Certificados. Logo após os alunos do Pelotão Paloma e João Vitor falaram sobre o Pelotão Mirim e em nome dos demais fizeram um agradecimento.
A palavra foi facultada pelo cerimonialista Ivanildo Pereira, o que deu vazão à agradecimentos e proporcionou momentos de nostalgia no manifesto de alguns.
A secretária de Educação, Verônica Pereira, saudou a mesa em nome do Capitão Gilson e foi breve em seu pronunciamento mas aproveitou do momento para solicitar junto à Polícia Militar por mais projetos como esse.
“Quero agradecer por essa parceria durante 01 ano, onde esses meninos tiveram a caminhada acompanhada pelos militares aprendendo o que é cidadania. Parabenizo a vocês por se permitirem a fazer parte do Pelotão Mirim. Aproveito da oportunidade para pedir mais turmas de Pelotão Mirim para todas as escolas (não apenas o Nossa Senhora, mas o Sousão, o Hermínio e Conceição de Maria…o município agradece”, enfatiza Verônica.
“Foi fascinante esse esse ano que tivemos o Pelotão Mirim na escola, um projeto que não só eu, mas toda a minha equipe abraçou de alma. Já sentimos saudades…queremos bis…notamos mudanças significativas na escola, mudanças essas que já percebemos também nessa primeira semana de aula…sentiremos saudades daquela mensagem: professora, precisamos de uma sala, e aí? A sala e a escola são de vocês meus amores…foi uma parceria muito boa. Agradeço aos pais, por acreditarem nesse projeto e a nossa escola continua aberta não apenas para este, mas para os demais que surgirem”, Girlucia Leite.
“Eu queria parabenizar além dos alunos que estão formando esse primeiro módulo do Pelotão Mirim, aos pais por confiarem seus filhos a nós, por colocarem seus filhos no caminho certo, no caminho da sabedoria. Esse caminho vai enaltecer a criança tanto no sentido moral, profissional daqui a alguns anos,e em casa principalmente, na educação deles, no dia a dia…então os pais estão de parabéns. Muito obrigado senhores pais”, falou o soldado Queiroz.
“O projeto é temporário, quero agradecer pelo empenho de Capitão Gilson, assim como a secretária de educação e diretora da escola por ter nos recebido. Tive a oportunidade de estar por 3 vezes presente em Fronteiras e teremos outras oportunidades. Aos formando basta que coloquem apenas em prática o que foi ensinado, tenho certeza que nunca esquecerão pois tiveram instruções pra toda uma vida e embora saia do projeto que continuem com disciplina, respeito, aprendam a perdoar e zelar pelo próximo, pela coisa pública…sentirei saudades e fiz questão de estar presente nesse momento para ter esse ultimo contato com vocês”, relatou  Capitão Edmilson.
Capitão Gilson fez uma breve síntese de como surgiu a formação do Pelotão Mirim de Fronteiras – PI, surgindo como ponta pé a iniciativa do ex-Juiz de Direito da Comarca de Fronteiras, Dr. João Emanuel, o qual levou ao seu conhecimento a existência de um recurso que poderia ser utilizado na realização de um projeto e o convidou a realizá-lo. O mesmo lembrou que embora não fosse o seu foco a polícia Comunitária, mas percebendo que a polícia tem que assumir uma dinâmica diferente aceitou o desafio.
“A polícia tem que assumir uma dinâmica diferente e estar ao lado da sociedade, ombreada com a sociedade e esse projeto deslumbra esse primeiro contato. Antigamente a policia tinha como foco apenas o infrator, hoje a policia já procura a sociedade, o cidadão de bem…aprenderam com o projeto o que é hierarquia e disciplina…chega-se ao termino desse projeto e eu digo como um combatente nessa labuta diária que esse projeto eu senti um prazer enorme e acho que aprendi mais com eles do que eles conosco.Hoje ouve-se muito dizer que estamos perdendo nossos jovens, nossos filhos pra a tecnologia, para o celular e por esse motivo pensávamos que teríamos muitos problemas com o celular. O interessante, professora Verônica, é que não tivemos problemas e pude perceber no paralelo de hoje que os jovens são carentes de atenção. Não estamos perdendo eles pra o celular, eles são carentes de atenção, de procurar entender a vida do adolescente, são carente de companhia. Mesmo com algumas falhas, tentamos passar o máximo de educação e tenho certeza senhores mirins que vocês assimilaram esse conhecimento, onde sempre lembrarão das instruções que receberam e todos os momentos que vivenciaram no momento. Espero que tenhamos sido bons samaritanos na vida de vocês. Foi uma satisfação enorme termos passado esse período com vocês…espero que a gente possa dar continuidade a esse projeto…é uma satisfação estarmos contribuindo pala a formação social. Parabéns e obrigado a todos!”, finaliza.
Geyson fez uma breve retrospectiva do projeto, com instruções, momentos cívicos, de sobrevivência, primeiros socorros, momentos vivenciados pelos mirins que arrancou dos presentes sorrisos, lagrimas…muita emoção.
“Foi muito bom vivenciar com vocês de cada momento, e bem mais do que uma relação entre mirim/coordenador, posso dizer que sinto cada um como parte da família. Que vocês nunca esqueçam as instruções. Vai ser uma honra receber vocês com elogios. Boa sorte e vamos dar continuidade”, finaliza.
Após chamada nominal dos mirins para o recebimento do certificado foi realizado o encerramento e oferecido um Coffee break aos presentes.
-Veja fotos:

Fonte: Portal Lagoa do Rato


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS