Connect with us

Fronteiras

12ª Conferência de Assistência Social é realizada em Fronteiras com foco na reconstrução do SUAS

Publicado

em

 Na manhã desta quarta-feira, 26 de julho, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com o apoio da Prefeitura de Fronteiras e a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social do município.

O evento aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e teve como tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

O objetivo central da conferência foi buscar o desenvolvimento de um novo SUAS, implantando novas propostas que possam ser capazes de executar ações de qualidade e efetividade no âmbito municipal. A jornada teve início às 8h, com o credenciamento dos participantes e a formação da mesa de honra, onde logo após os pronunciamentos, a presidente do CMAS, Lara Lopes, declarou oficialmente aberto os trabalhos.

Presidente do CMAS, Lara Lopes

Em sequência, houve a leitura e aprovação do Regimento Interno, conduzido pela coordenadora do CRAS, Adriana Almeida.

Adriana Almeida conduziu a leitura do Regimento Interno

A programação seguiu com uma palestra magna proferida por Anna Priscielly Neri, assistente social e assessora do município de Fronteiras.

Palestrante Anna Priscielly

Em entrevista, a palestrante destacou o objetivo da conferência: “Nosso principal objetivo é lançar novas propostas para o município de Fronteiras, levando em conta as dificuldades que enfrentamos ao longo dos anos na execução do SUAS. Devido aos cortes efetuados pelo governo federal, tivemos uma redução significativa de 40% no nosso financiamento. Hoje, buscamos propostas que atendam tanto às demandas já existentes quanto às que possam surgir no futuro. É necessário reconstruir as políticas públicas, visando a qualificação dos serviços prestados à população”, destacou Anna Priscielly Neri.

Posteriormente, os participantes foram divididos em grupos para discutir os cinco eixos temáticos importantes para a assistência social. Durante esse processo, foram elaboradas propostas que visam aprimorar o SUAS a nível municipal, estadual e nacional.


Ao término das discussões, ocorreu a apresentação das propostas elaboradas por cada grupo e, em seguida, a escolha dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

Delegadas escolhidas para Conferência Estadual


“Essa Conferência serve para discutir o que já foi e está sendo desenvolvido no nosso município, bem como onde precisamos melhorar. Eu, como gestor, me sinto gratificado pela forma como a gente vem trabalhando a Assistência Social, e espero que com essa Conferência nós consigamos ter novas ideias e que possamos desenvolve-las. Infelizmente, nosso município vem enfrentando algumas dificuldades financeiras, devido a escassez de recursos, o que tem dificultado não só na Assistência social, como também em outras áreas, mas independente das dificuldades financeiras nós precisamos avançar”, destacou o prefeito Eudes Ribeiro.

Prefeito Eudes Ribeiro

Em seu discurso, a secretária de Assistência Social, Eudiná Ribeiro, falou sobre o evento. “Uma grande alegria em contar com a presença de vocês aqui nesta conferência, onde todos estão fortalecendo a Assistência Social do município de Fronteiras. Agradeço ao prefeito Eudes, que tem sido um grande apoiador da assistência social, sempre buscando trazer qualidade de vida para a população do município. O SUAS foi criado em 2004 e 2005, e desde então não passou por nenhuma reconstrução significativa. Hoje, enxergamos algumas falhas em nosso sistema e enfrentamos dificuldades para desenvolver nossas ações, com isso estamos aqui para elaborar propostas de melhorias”, afirmou Eudiná Ribeiro.

Eudiná, secretária de Assistência Social

A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Fronteiras representa um importante passo na busca por soluções e avanços no sistema de assistência social do município, garantindo uma maior efetividade nas políticas públicas e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para a população local.

Estiveram também presentes a primeira-dama e atual secretária de educação, Zildênia Ribeiro, o secretário de saúde, Dr. Antônio Neto; adolescentes do NUCA; usuários do SUAS; representantes das Secretarias Municipais e a população em geral.

No final da conferência foram entregues certificados para os participantes.

Veja mais fotos;

Publicidade

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS