Connect with us

Fronteiras

I Festival de Cultura em Fronteiras será realizado amanhã (28) com mais de 50 agentes culturais

Publicado

em

Em Fronteiras, a gestão “Construindo um Novo Tempo”, liderada por Eudes Ribeiro, realizará o I Festival Cultural Lei Paulo Gustavo – Prêmio Poeta Jurdan Gomes. O evento está marcado para esta quinta-feira (28), na praça Getúlio Vargas.

O festival foi idealizado pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCULT), e conta com o apoio do Ministério da Cultura.

O prefeito Eudes Ribeiro aproveitou para fazer o convite à população para prestigiar o evento.

“A presença da comunidade neste evento é essencial para prestigiar e valorizar os artistas que ajudam a construir a identidade cultural do nosso município,é a oportunidade perfeita para nos unirmos e celebrarmos a riqueza de nossa cultura. O Primeiro Festival de Cultura será um momento de diversão, onde poderemos usufruir do melhor da nossa terra, aproveito para agradecer pelo apoio incansável que temos recebido dos nossos queridos deputados Georgiano Neto e Júlio César, assim como da nossa dedicada senadora Jussara Lima, essa parceria tem sido fundamental para fomentar e fortalecer a cultura em nossa cidade”, destacou.

A secretária de Cultura e Turismo de Fronteiras, Conceição Alves, ressaltou a importância de dar espaço aos artistas locais durante o festival.

“Nosso festival será uma verdadeira celebração da nossa cultura e da diversidade artística presente em nossa região, ao darmos espaço aos artistas locais, estamos valorizando e reconhecendo o potencial criativo que existe em nossa comunidade. É uma oportunidade única de fortalecer a identidade cultural dos nossos artistas, promovendo o desenvolvimento artístico e, ao mesmo tempo, enriquecendo nosso patrimônio cultural”, enfatizou.

A programação terá início às 18h com a abertura da feira de artesanato, que contará com a presença de diversos agentes culturais. Teremos 2 agentes culturais de literatura, 8 agentes de cultura alimentar, 10 cantores, 18 artesãos, 7 artistas plásticos, 2 agentes de cultura popular, 2 grupos culturais, 2 agentes de fotografia e 5 designers gráficos.

Publicidade

Logo em seguida, a partir das 19h, a população terá a oportunidade de aproveitar os shows com cantores locais.

O outro destaque da noite será o show da cantora Karlla Thalyta, natural da cidade de Picos-PI.

O primeiro Festival de Cultura de Fronteiras oferecerá não apenas uma variedade de atividades para todas as idades, garantindo diversão para os participantes, mas também proporcionará uma oportunidade única para a comunidade local gerar uma renda extra por meio das barracas disponíveis no evento.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

Foi criada a Lei Paulo Gustavo (LPG) em homenagem ao artista que faleceu devido à Covid-19. A morte dele gerou comoção nacional e levou à criação da lei como forma de apoiar a classe artística durante a crise econômica causada pela pandemia.

Um dos princípios da lei é o fomento cultural e artístico. O sistema TransfereGov foi aberto para cadastro dos Estados, Distrito Federal e Municípios. 70% dos recursos da Lei são voltados para produções audiovisuais e os outros 30% para outras áreas da cultura.

No dia 25 de julho, a Cultura de Fronteiras promoveu a 1ª Escuta Pública de Construção da Lei Paulo Gustavo. O encontro reuniu profissionais de diversas áreas da cultura no Centro Administrativo, com o objetivo de ouvir os artistas, esclarecer dúvidas, apresentar sugestões e apontamentos, visando o melhor uso dos recursos destinados pelo Governo Federal.


Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS