Connect with us

Ipiranga do Piauí

Educação prepara professores para a volta às aulas em Ipiranga; prefeito confirma novo piso salarial

Publicado

em

No município de Ipiranga do Piauí, o ano letivo já começou para uma parcela da comunidade escolar, os professores. Na manhã desta terça-feira, 01 de fevereiro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou a abertura da I Jornada Pedagógica de 2022, em preparação para a volta às aulas na Rede Pública Municipal de Ensino.

Até a quinta-feira, 03, o evento acontece no Auditório Cida Beija, reunindo gestores municipais, escolares e professores, com o objetivo discutir e planejar as principais ações pedagógicas da educação municipal para 2022. Na sexta (4), o encontro acontecerá nas escolas.

A cerimônia de abertura da Jornada contou com as presenças do prefeito Elvis Ramos, da vice-prefeita Iolanda Rego, do secretário de Educação, Gilberto Vieira, do secretário de Governo, Ricardo Leal, dentre outros.

O prefeito, em sua fala, deu as boas-vindas e reafirmou publicamente o seu compromisso com a educação, de continuar investindo em infraestrutura física, com a melhoria das escolas e aquisição de equipamentos, bem como, valorizando os profissionais, com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade para a comunidade estudantil.

Dentro das ações de valorização profissional, Elvis confirmou a implantação do novo piso salarial dos professores da rede pública municipal, com o reajuste de 33,24%. “Nós vamos implantar e pagar o novo piso salarial aos nossos professores. É uma maneira de valorizar esses profissionais tão importantes.”, disse.

O gestor elogiou o corpo docente do município de Ipiranga. “Deus tem permitido as pessoas certas nas horas certas. É o que está acontecendo em Ipiranga. Os professores trabalham em harmonia e com dedicação com foco na qualidade do ensino. Eu vejo isso no semblante de todos que fazem a educação de Ipiranga. Vamos continuar seguindo essa meta de melhorar a educação do nosso município.”, pontuou.

Após a cerimônia de abertura, foi iniciado o ciclo de formação dos professores, tendo como público alvo, nesse primeiro momento, os professores do Ensino Infantil.

Tema da Jornada

A Jornada tem como tema central “Foco no acompanhamento para elevar a aprendizagem.”

Publicidade

Gilberto, secretário de Educação, informou que o município vai acompanhar os índices que medem a qualidade da educação nas escolas, e a partir desse monitoramento, vai traçar metas para alavancar ainda a qualidade da educação no município.

Aulas presenciais

As aulas estão previstas para iniciar na próxima segunda-feira, dia 07 de janeiro, nas 08 escolas da Rede Municipal. Neste dia, cerca de 1,4 mil alunos e aproximadamente 100 professores retornarão às salas de aula para um ano que ainda será de muitos desafios, diante do estigma da pandemia da Covid-19.

As aulas serão totalmente presenciais. O secretário destacou que a Educação tem preparado esse retorno com muita cautela e cuidados. “As nossas aulas vão voltar com um atendimento 100% presencial, porém, seguindo todos os protocolos de segurança biossanitária, o que fará do ambiente um local seguro para os alunos.”, disse.

O gestor citou exemplos de medidas previstas. “Qualquer estudante ou professor que estiver com sintomas gripais, eles serão afastados. Dois alunos diagnosticados com Covid uma mesma sala, a escola vai parar as atividades por um período de sete dias.”, disse.  

Nova escola

Publicidade

Gilberto Vieira anunciou que em março o município vai abrir uma nova escola para atender a população com idade de um e seis meses até dois anos e quatro meses. “É um público que ainda não é atendido em Ipiranga, e nós estamos nos organizando para abrir as matrículas e iniciar as atividades. É uma nova oportunidade para essas crianças e suas famílias, que terão um local adequado para deixar seus filhos enquanto trabalham.”, pontuou.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS