Connect with us

Jacobina do Piauí

“Nossos filhos só precisam de amor e entendimento e aqui eles vão ter”, diz GD ao inaugurar Centro de Reabilitação em Jacobina

Publicado

em

Gederlânio Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como “GD”, desenvolve um modelo de gestão que transformou uma cidade. Em seu segundo mandato, GD, prefeito de Jacobina do Piauí realizou neste sábado, 19 de agosto, aquilo que para ele, é a mais importante obra de toda a sua administração, o Centro Especializado em Reabilitação Físico e Intelectual (CER II).

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o Centro em Reabilitação Físico e Intelectual, que vai tratar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH e outros.  

O amplo e estruturado espaço, fica localizado na Avenida Vereador João Almeida e vai disponibilizar atendimentos de neuropediatria, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia e pedagogia.

Segundo o secretário de Saúde, Gilmar Carvalho, o Centro tem como objetivo atender crianças e adolescentes com o foco no neurodesenvolvimento, que é um processo caracterizado pelo domínio progressivo de habilidades motoras, cognitivas e psicossociais, com ênfase para o autismo.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, pasta que tem à frente a gestora Edilene Paula (Dilora), no espaço, também, vai funcionar a Sala do AEE – Atendimento Educacional Especializado, tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_7589-5.jpg

O evento contou com um grande número de pessoas, dentre pacientes, seus familiares, autoridades municipais e de outros municípios e a população em geral.

Os profissionais que vão atender no CER II de Jacobina são: a coordenador do espaço, a Psicóloga Suzy, a Terapeuta Ocupacional Elaine, Psicóloga Ivaneide, o Neuropediatra Joniel, a Fonoaudióloga Carol, a Pedagoga Francisca, a recepcionista Iara e Irani que cuidará do espaço.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_7502.jpg

Já na inauguração, o neuropediatra Joniel Alves, fez vários atendimentos. O Centro, montado com recursos próprios da Prefeitura, inicialmente, vai atender em torno de 40 pessoas entre crianças e adolescentes, além de ofertar acompanhamento para as famílias, e tem como foco, a habilitação do Centro Junto a SESAPI para manter e ampliar o atendimento, inclusive, ofertando para outros munícipios da região.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_7531-1.jpg

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlãnio Rodrigues de Oliveira, o GD, fez um longo e emocionante discurso. “Primeiro agradecer a Deus por esse momento especial e dizer que só tenho gratidão a todos do munícipio pela confiança em nosso trabalho. […] e gradecer também a minha esposa Vera, que é meu braço forte em tudo. Esse momento é a realização de grande sonho, que estamos lutando a muito tempo para alcançar. Esse é o momento mais especial da minha gestão, essa é a obra mais importante da minha história como prefeito de Jacobina, porque vamos transformar muitas vidas nesse Centro”, iniciou o gestor.

Segundo GD, as pessoas atípicas vão receber o tratamento que precisa. “São tantas mães que passam por angústias por terem uma criança atípica precisando desse tratamento para seus filhos, e esse Centro vai ajudar esses pais. Aqui vamos amparar todas as crianças que precisam de tratamento por ter autismo TDAH e outros transtornos, para que daquela porta para fora elas possam disputar a vida igual com qualquer outra pessoa, com esse Centro elas não vão ser prejudicadas por não terem tratamento e o conhecimento. Essa obra, vai ficar na historia, não pelo tamanho ou custo alto, mais pela forma como vai contribui na vida da pessoas que precisam”, explicou.

GD, que tem um filho com espectro autista, disse que pessoas com TEA só precisam de compreensão e amor. “Precisamos ter humildade, olhar para nossos filhos e entender que eles não tem nenhum problema, eles só precisam de amor e entendimento, e aqui é aqui eles vão ter”, disse o prefeito sob muitos aplausos.

GD afirmou que o CER II é a concretização de sonho, e que lutou há quatros para conquistar. “E me empolguei tanto com a ideia do Centro, que as vezes, até atrapalhava, foi muito tempo lutando para conseguir, porque eu sei da importância desse espaço, meu filho Pedro Gaspar é autista e vocês não fazem ideia, a diferença que o tratamento faz na vida da criança com TEA. Hoje, ver meu filho lendo, escrevendo, falando tudo normal, atendendo todos os comandos, podendo ter uma vida normal, porque ele recebeu tratamento adequado é muito gratificante. E poder ofertar de graça para outras crianças, o que meu filho teve numa clínica particular lá em Teresina, trazendo os mesmos médicos para Jacobina, é muito satisfatório, principalmente, saber que a felicidade que eu e vera sentimos em ver o Pedro Gaspar como está hoje, outros pais também vão sentir”, disse Gd, emocionando aos presentes.

“Aqui não é obra para prefeito se promover, mas para a gente se orgulhar ao longo da caminhada, pelo tanto de famílias e crianças que serão transformadas nesse Centro. Para quem não tem filho com autismo ou algum tipo de transtorno, talvez não entenda muito, sobre a importância desse espaço, mas para quem tem, sabe o quão significa”, destacou.

O gestor ainda falou sobre os desafios, mas enfatizou que tem recursos assegurados para manter o Centro por um bom tempo. E que vai buscar junto aos colegas prefeitos e parlamentares, habilitar o Centro e assim atender mais pessoas. “Vamos trabalhar para fazer desse Centro uma referência no Piauí”, afirmou.

O gestor ainda disse que Deus faz tudo certo e para tudo tem um propósito. “Precisava o prefeito GD ter um filho autista, para ele entender o que precisava trazer para sua cidade. Hoje, eu entendo porque meu filho tem esse transtorno. Deus nos toca, para que possamos tocar outras pessoas e assim fazer a obra que ele precisa na comunidade”, relatou GD, mais uma vez sob aplausos.

O vice-prefeito Vanderlei Carvalho, também, destacou a importância do Centro. “Quem são pais de crianças atípicas sabe da dificuldade de encontrar acompanhamento para seus filhos. É preciso cuidar dessas crianças e acabar com esse preconceito que existe, por isso, esse é um espaço que vai acolher e tratar, e que ainda representa o desejo que temos de construirmos juntos uma sociedade justa e fraterna”, disse.

Ele ainda frisou sobre a necessidade de fazer com que as políticas públicas cheguem aos que mais precisam. “Esse espaço é a concretização de um sonho, para atender as pessoas de Jacobina, mas também da região, queremos tornar isso maior do que já, para chegar a quem mais precisa” finalizou.

A coordenadora do Centro, a psicóloga Suzy, ressaltou que o Centro não é só mais uma inauguração de uma obra de Prefeitura. “O CER II tem propósito, um propósito que nasceu no coração de Vera e GD há muito tempo. Durante uma das primeiras conversas com eles, eu vi amor, quando eles falaram desse Centro, e percebi que isso era realmente para mudar vidas, não era pra dizer que na cidade de Jacobina tem Centro de Reabilitação. Então podem ter certeza, que a inauguração desse lugar é para transformar vidas e aqui vamos, acolher, respeitar e eliminar todo e qualquer tipo de preconceito, além de poder desmistificar todas as dificuldades e transtornos que essas crianças tem”, relatou.

Yara Maiane, mãe do Enzo, de 3 anos de idade, que tem espectro autista, enalteceu o Centro. “Quero agradecer ao prefeito GD, por todo esse esforço, que ele tem feito por nosso munícipio. Venho de uma luta muito grande com meu filho, já venho de outras cidades e nunca vi nada parecido com o que está acontecendo aqui, a gente tem atendimento de neuropediatra, psicólogo, fono, TO. Então isso para nosso município é uma coisa surreal, e eu peço a Deus todos os dias, que GD, consiga manter porque esse espaço é muito importante para nossas crianças”, disse.

Merilândia Andrade, tem um casal de gêmeos com espectro autista, o Álvaro e a Lavínia, de quase 3 anos. “Ser mãe de crianças autistas é viver a cada dia um novo aprendizado, é entender o universo deles e mergulhar junto com eles. E para nós, esse Centro de Reabilitação é um divisor de águas, é uma grande conquista para nosso munícipio, e só tenho a agradecer por isso”, frisou.

Além da participação dos acima citados, o evento contou com a participação da primeira-dama Verônica Oliveira, dos demais mais secretários municipais, todos os vereadores, o prefeito de Acauã Paulo Sérgio, o ex-prefeito de Acauã Molão e a secretária de Saúde e primeira-dama de Patos do Piauí, Auzeni Costa, além dos profissionais que atuam no CER.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS