Connect with us

Jacobina do Piauí

Primeiros profissionais da saúde são vacinados contra a covid-19 em Jacobina do Piauí

Publicado

em

Os primeiros profissionais da saúde que atuam no município de Jacobina do Piauí, na linha de frente de combate a pandemia do Novo Coronavírus, foram vacinados na manhã desta sexta-feira, 22 de janeiro.

A cidade recebeu as primeiras doses da vacina no último dia 19 de janeiro, tendo sido contemplada nesta primeira etapa com 27 doses, destinadas pelo Ministério da Saúde para atender prioritariamente, 34% dos servidores da saúde que estão atuando na linha de frente de combate a pandemia.

A campanha de vacinação foi iniciada pelo município, através da Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta (22), no Colégio do Estado. As primeiras aplicações, foram acompanhadas pelo prefeito municipal, Gederlânio Oliveira, o GD, e a secretária de Saúde, Vera Oliveira.

O primeiro profissional a ser imunizado no município foi o médico Roberto Antônio de Carvalho. Para ele, o momento é gratificante e de renovação da esperança. “É um sensação muito gratificante, porque vivenciamos uma pandemia que causou vários problemas no mundo todo, mudou a vida da população completamente. E hoje é um dia muito importante, porque estamos começando a ter esperança novamente. E acredito que vacina vai ajudar bastante a voltar a vida normal”.

O médico ainda disse que agora trabalhará com mais tranquilidade, mas que todos os cuidados devem continuar sendo seguidos. “Mas temos que salientar que quem toma vacina não pode pensar em não andar com máscara, não usar álcool em gel, tem que continuar usando, pois eu posso pegar ainda o coronavírus. A vacina é 50% de chance de você não pegar, você pode pegar ele e ter sintomas leves, mas pode transmitir para um pai, um avô, um amigo. Então, todos tem que se conscientizar, e vamos todos tomar a vacina, porque o caminho certo é se vacinar e continuar seguindo as precauções. Vamos poder trabalhar com mais tranquilidade, mas com responsabilidade e mantendo as prevenções que o Ministério da Saúde orienta”.

A técnica em enfermagem Rosângela Rodrigues, de 53 anos, foi uma das profissionais imunizadas na primeira fase da primeira etapa de vacinação em Jacobina. Ela trabalha na Saúde há 28 anos e é responsável pela sala de vacinação, onde já imunizou muitas pessoas ao longo de quase três décadas de trabalho. “Tô muito feliz por ter tomado a vacina e por ter aplicado nos colegas de trabalho”, disse.

A dona Rosângela torce pela chegada de mais doses para que toda a população seja imunizada. “Quero que chegue mais vacinas. Eu já trabalho na sala de vacina com muito amor, e essa campanha eu vou fazer com mais amor, porque era a vacina que a gente mais esperava”, finalizou.

Publicidade

A secretária de Saúde, Vera Oliveira, disse que depois de situações difíceis pelas quais o município passou, a chegada da vacina é um momento de alegria. “O sentimento hoje é de alegria, pois vivenciamos cerca de oito meses em uma situação bem difícil, onde muitas pessoas testaram positivo no município. E hoje nos alegramos com a chegada das primeiras vacinas. Recebemos apenas 27 doses, mas já conseguimos imunizar alguns profissionais da linha de frente de combate a pandemia. É uma esperança que se renova, e com as doses que forem chegando, a gente vai conseguindo imunizar mais pessoas, tudo conforme o plano de imunização do Ministério da Saúde”.

Vera ainda destacou que o município dispõe de um centro covid para atender os casos e que foi registrada uma grande queda no número de contaminações. “Temos o centro covid onde a gente separa as pessoas que apresentam síndromes gripas, respiratórias. Eles não vão mais para os PSF, mas vão para o centro, onde tem médico, enfermeiro, técnicos, toda uma equipe preparada para recebê-los e realizar o monitoramento”. Hoje só temos três pacientes isolados e treze em monitoramento, que são familiares dessas pessoas que testaram positivo. A situação é razoável, graças a Deus diminuímos bastante, pois já chegamos a testar 20 pessoas ao dia, mas graças a Deus houve um queda”.

O prefeito GD, disse que o momento é histórico e de muita alegria. “Esse é um momento de muita felicidade, muito esperado, onde o início da vacinação dos profissionais da saúde traz para a gente muita esperança de que logo logo venha para toda a população que precisa. Hoje começamos a sentir que as coisas, se Deus quiser, vão voltar ao normal e vamos vencer essa pandemia. Depois de tanto sofrimento, meses de isolamento, muitas medidas restritivas e ações, hoje vivenciamos um momento histórico onde as primeiras pessoas estão sendo vacinadas no nosso município”.

Ele ainda disse que a pandemia tem sido desafiante, mas que a gestão tem desenvolvido todas as ações necessárias para conter o avanço da doença. “E foi um grande desafio. Durante essa pandemia tivemos que tomar várias medidas, muitas vezes impopulares, mas sempre tivemos a responsabilidade e o maior cuidado com a nossa população, sempre agindo como víamos que era obrigação naquele momento, e pensando no bem do nosso povo. Em nenhum momento viramos as costas para o problemas, mas encaramos de frente, fizemos todas as as ações. E até o mês de novembro Jacobina estava entre os municípios que tinha menos casos, depois começou a aumentar um pouco, mas ainda está controlado, graças a Deus”.

Dados da Pandemia na cidade

A cidade de Jacobina do Piauí não registra o aparecimento de novos casos do coronavírus desde o dia 15 de janeiro. Conforme o último Boletim Epidemiológico divulgado, a cidade tem 246 casos confirmados, 240 recuperados, 631 descartados e 877 notificados. O município tem apenas 05 casos ativos da doença, cujos pacientes estão realizando tratamento em isolamento domiciliar. Outras 13 pessoas – que são contatos desses pacientes – estão sendo monitoradas pela Saúde.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS