Connect with us

Jacobina do Piauí

Setor agropecuário se desenvolve e produtores rurais locais são destaques na Exposição de animais de Jacobina do PI

Publicado

em

Muito além de grandes shows, a Feira Agropecuária de  Jacobina do Piauí, movimenta a produção rural do município e atrai criadores de outras cidade e estados. A cada ano o evento ganha mais  destaque  pela qualidade da exposição, e por fomentar a economia  e fortalecer o agricultor local.

O segundo dia da Ovinocaprishow, realizado no sábado, 13, foi marcada pela  exposição  de ovinos e caprinos,  comercialização e competições de animais,   por raças,  Dorper, St. Inês,  Boer, Anglo Biano e Berganez,  além de palestas que divulgaram  novas tecnologias  para o homem do campo.

Durante todo o dia,  houve  uma grande movimentação nas baias, quando foram realizados concursos de peso, pista e  negociações, movimentando o agronegócio local. No início da noite,  aconteceu a solenidade de entrega de premiação, quando foram distribuídos mais de 3o mil reais em prêmios, tendo  como vencedores  em muitas categorias  produtores locais.

Na oportunidade, foram  realizadas  homenagens a pessoas que colaboraram com a Exposição desde sua  primeira edição. O momento foi marcado por muita emoção e agradecimentos.

Foram homenageados, Adelson representante do grupo de ADS,  que realizaram a primeira Exposição,  Cândido Roberto, João Bandeira, Sérgio,   incentivadores da primeira edição, o ex-prefeito Zé Filho, que promoveu a 2ª Feira,  Rosabelte Carvalho representando o Sindicato do Trabalhadores Rurais e o prefeito GD e vice Vanderlei que fazem o evento desde 2017.

Publicidade

Em discurso emocionado, o secretário de Agricultura, Chico Abreu,  fez  uma retrospectiva de todas as edições do evento, relatando as dificuldades e todo apoio e incetivo recebido e  agradeceu aos que contribuíram.

“O homem do campo preciso disso, ser valorizado,  incentivado e apoiado, e isso tem acontecido em Jacobina, por isso agradeço a cada um que colaborou do início até aqui, porque se  hoje realizamos umas das maiores Feiras da região,  a colaboração de todos em cada etapa  foi essencial para alcançarmos esse resultado positivo,   muito obrigado a cada um”, disse.

O vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, destacou a importância do evento para  o fomento e valorização do produtor rural, relatou sobre quando iniciou da Feira Agropecuária de Jacobina e agradeceu as todas as parcerias que são essenciais para  a promoção da mesma.

O prefeito Gerdelânio Oliveira,  o GD,  falou sobre a  dimensão que evento tomou. “Nossa gestão está conseguindo colocar o município em outro patamar, os criadores de Jacobina são respeitados em qualquer exposição de ovinos e caprinos que chegar pela qualidade do que produzem,  e quero parabenizá-los porque  acreditaram em nosso projeto, melhoraram seu rebanho, e vimos a evolução da 1ª Feira que a gestão fez para a essa,  hoje nossos agricultores estão ganhado os concursos pela qualidade do rebanho, então isso é muito gratificante”, afirmou.

A produção de ovinos de caprinos,  é a maior atividade de nosso município, e não entendo como  outros gestores não tenham enxergado a potencialidade de nossos criadores. Nossa gestão tem pautado em dar  oportunidade para que se organizem e  produzam cada vez mais, e vem dando certo. Por isso, enquanto  estiver na administração,  daremos todo incetivo possível, o agricultor  tem a matéria prima de construir uma mudança econômica em Jacobina e  fico feliz de estar fazendo a  diferença nesse setor, e continuaremos priorizado o nosso produtor, para que  cresçam juntamente com a nossa Ovinocaprishow, ” destacou GD sob aplausos.

Publicidade

A  1ª Feira Agropecuária de Jacobina foi realizada no ano 2009 por um  grupo de ADS, já  a segunda foi em 2011 na gestão do prefeito Zé Filho. E após vários anos sem a realização da mesma, no ano de 2017, a  gestão do prefeito GD,  resgatou o evento, que desde então, está  em um nível bem elevado e  crescendo mais a cada edição.

Em entrevista, Rosalbete de Carvalho Leal, a Betinha, que é membra da ASCOBINA, destacou a importância do evento  no fortalecimento do produtor rural. “Antes  da Feira, os agricultores tinham uma visão diferente, eles não pensava  na organização e  melhoramento do rebanho, e depois da mesma,  nossos agricultores criaram outra visão e um anseio de melhoramento do criatório. E hoje a realidade é outra, tivemos  produtores de Jacobina, que são da  Associação e ganharam nos concurso pela qualidade de seu rebanho, então  nos alegra muito  ver a nossa evolução, tendo vista, o lucro financeiro, sendo o setor a principal atividade de nosso município”, explicou.

Também em entrevista, o secretário de Agricultura, Chico Abreu, destacou o avanço do evento. “Desde o começo até aqui houve grande evolução, e a cada ano fazemos uma previsão e ela ultrapassa e supera as nossas expectativas, e destaco dois pontos, os produtores locais, com a qualidade dos animais que estão expondo, sendo que. esse ano, grande parte dos expositores são criadores do município, que melhoraram seu rebanho, através do conhecimento aquirido das edições anteriores. E o outro ponto, é o número crescente do  público que prestigia nossa ovinocaprishow”, disse.

“Da primeira edição até esta eu não vejo como uma caminhada, foi salto, e a ovinocaprishow  toma novas proporções a cada edição. É muito gratificante, perceber que nosso agricultor está evoluído e com qualidade, a Associação de ovinos e caprinos de Jacobina  foi criada através de incetivo do evento, realizado no ano 2017, e eles se organizaram, e temos um grupo participativo, focado e fortalecido que ajudam a organizar a exposição de animais, além de exporem seu criatório, gerando renda  e alavancando o desenvolvimento do setor no município”, finalizou.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Jacobina em parceria com as secretarias Municipais e órgãos do governo do Estado,   do deputado Pablo Santos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais,  a ASCOBINA , Senac, além  do Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Publicidade

Prestigiaram o evento, o secretariado municipal, vereadores, o prefeito de Lagoa do Piauí, Antônio Neto, o vice-prefeito de Queimada Nova Jeso Dias, o vereador de Padre Marcos, Iranildo Carvalho dentre outros.

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS