Connect with us

Jaicós

Conselheiros Tutelares de Jaicós são empossados para atuação em defesa dos direitos das crianças e adolescentes

Publicado

em

Foram empossados na noite desta quarta-feira (10), os cinco Conselheiros Tutelares de Jaicós, escolhidos por meio do voto popular em eleição realizada em outubro de 2023 e que vão atuar durante o período de 2024 a janeiro de 2028.

A solenidade de posse, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, aconteceu na Câmara de Jaicós.

O evento foi bastante prestigiado e reuniu diversas autoridades, entre elas o Chefe de Gabinete, Deusmar João, representando o prefeito Neném de Edite, a secretária de Assistência Oziana Oliveira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) Jaissa Freitas, e o delegado titular da 13ª Delegacia Regional de Jaicós, Herdeson Bernardo.

Na cerimônia, foram empossados nos cargos de conselheiros Emanuel Reinaldo de Carvalho, Ielma de Oliveira Sousa Macedo, João Bispo da Costa Júnior, Leonice de Sousa Nascimento e Lindalva Maria de Carvalho, todos reeleitos; e diplomadas como suplentes, Bianca Costa Silva e Marinalva Maria Lopes.

Após a solenidade de abertura do evento, foi realizada a diplomação dos conselheiros. Em seguida, com mediação da presidente do CMDCA, Jaissa Freitas, os conselheiros proferiram o juramento pelo cumprimento da legislação.

Na sequência, foi realizada a entrega dos termos de posse aos novos conselheiros, que atuarão pelos próximos quatro anos, buscando zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Todos os conselheiros se pronunciaram. Eles fizeram agradecimentos e se comprometeram a atuar com dedicação.

A presidente do CMDCA, Jaissa Freitas, desejou êxito no trabalho dos conselheiros e fez agradecimentos. “Neste dia de alegria, quero parabenizar os conselheiros eleitos e os suplentes. Tenho um carinho enorme e respeito por todos. Agradecer também à população, a equipe do CDMCA, ao prefeito Neném de Edite, a nosso promotora, Dra. Karine, aos mesários, PM e todos que contribuíram em todo processo. Aos conselheiros, que esse quadriênio de mandato seja de muita responsabilidade, sabedoria, compromisso, respeito e principalmente, a proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município. Aqui firmar a parceria de trabalho para os próximos anos. Continuemos firmes e fortes. Que vocês possam retribuir a sociedade o voto de confiança que lhes foi dado”.

O chefe de Gabinete, Deusmar João, se pronunciou representando o prefeito Neném de Edite. “Trago aqui os cumprimentos do nosso prefeito Neném de Edite e um pedido dele, para a continuação do empenho e dedicação de vocês e de fortalecimento dessa rede, que envolve o Ministério Público, CMDCA, Polícia Civil e o Executivo. Não poderia deixar de destacar o brilhante trabalho feito pelos integrantes do CMDCA nessa eleição. Aqui, agradecer a essa Câmara pela aprovação de importantes projetos, o de estrutura do Conselho Tutelar e da Escuta Especializada. Desejo sorte a todos e dizer que o Poder Executivo continua a disposição de todos”.

A secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira, destacou o compromisso dos conselheiros com a população e se colocou a disposição. “Quero parabenizar a todos os reeleitos para o Conselho Tutelar de Jaicós e os suplentes. Vocês são vitoriosos. Vocês conselheiros agora vão dar continuidade a essa jornada. Vocês são sabedores do dever e compromisso que tem com a sociedade de Jaicós, especialmente com as crianças e adolescentes. É um setor em que é preciso ter muita cautela, sabedoria e ética. Agradecer a população que elegeu vocês, a comissão que atuou no processo. Esse é um momento significativo. Como secretária de assistência social, me coloco a disposição. Estou de portas abertas para atendê-los na hora que precisarem”.

O delegado Herdeson Bernardo, destacou a importância do papel exercido pelos conselheiros. “Gostaria de parabenizar os conselheiros tutelares pela vitória. Vocês exercem um trabalho importantíssimo. Costumo dizer que o Conselho Tutelar é a primeira barreira de proteção a criança e o adolescente. É vocês que vão estar nas ruas, próximos da sociedade e que vão ter o primeiro contato com a família, com a criança. Agora é fazer valer a confiança que a sociedade depositou em vocês, ‘arregaçar as mangas’ e trabalhar. Contem comigo, contem com a Polícia Civil. Vamos estar sempre juntos”.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Bosquinho, Mocinha, Sirlene e Francisca de Manin, a presidente da Comissão, Girlene Carvalho e o ex-vereador, Ivo Farias.


Facebook

MAIS ACESSADAS