Connect with us

Jaicós

Falta de servidores efetivos é o maior problema na Comarca de Jaicós, aponta corregedor

Publicado

em

Encerrada nesta segunda-feira (31), em solenidade realizada no auditório do Fórum Desembargador Fernando Lopes Sobrinho, sede do Poder Judiciário na Comarca de Jaicós, a Correição Ordinária Geral realizada pela Corregedoria Geral da Justiça do Piauí.

DSC_1668

Desembargador José James

A Correição é um procedimento que acontece, aleatoriamente, em todas Comarcas do Piauí, com o objetivo de detectar as possíveis irregularidades e identificar o que é preciso melhorar na prestação jurisdicional. “Uma Correição não é a punição disciplinar dos servidores e juízes, mas, antes de tudo, é principalmente, pedagógico, procurando sempre melhorar a eficiência da Justiça”, explicou o desembargador, José James Gomes Pereira, corregedor designado.

A partir da inspeção, a CGJ vai elaborar um amplo relatório da Comarca. Na cerimônia, o desembargador adiantou que a Comarca de Jaicós precisa urgentemente de servidores.  James informou que existem servidores da Justiça lotados na Comarca de Jaicós, mas que estão à disposição de outras Comarcas do Piauí e até de gabinetes de desembargadores em Teresina. “Jaicós é uma cidade de grande porte, de entrância intermediária, que precisa de atenção do Poder Judiciário”, frisou.  O desembargador ressaltou que levará aos dirigentes do Tribunal do Estado do Piauí a realidade encontrada em Jaicós. José James elogiou e agradeceu o apoio dos prefeitos dos municípios termos judiciário da Comarca, que disponibilizam funcionários para atuar como serventuários da Justiça, e assim contribuem para o desenvolvimento da Comarca.

DSC_1665

Dr. Franco Morette, juiz titular

O juiz titular, Franco Morette Felício de Azavedo, também apontou a falta de servidores efetivos como uma das principais deficiências da Comarca. “A Comarca está muito bem estruturara, mas infelizmente possui uma gritante carência de material humano. Se não fosse a ajuda dos prefeitos, não seria absolutamente possível realizar a prestação jurisdicional”, pontuou. Morette informou que tem apenas um servidor do quadro efetivo na Secretaria de Justiça de Jaicós. Somada a carência de servidores, a Comarca possui um grande ao acervo de processos, o que tem provocado um atraso no andamento dos trabalhos.

DSC_1689

Francisco Silveira, advogado militante na Comarca

O advogado Francisco Silveira, militante na Comarca, elogiou a prestação Jurisdicional da Comarca, principalmente pelo magistrado e pela representante do Ministério Público, e reiterou que o desembargador José James interfira junto aos dirigentes do Tribunal de Justiça em favor da lotação de servidores na Comarca.

Publicidade

Ao final da solenidade, os advogados Francisco Bento e Francisco Silveira; o vereador presidente da Câmara, Antônio Robert Silveira Reis; o secretário municipal de Saúde, Crisanto Neto; e, o vice-prefeito Ogilvan Oliveira; teceram elogios ao desembargador José James Gomes Pereira, que por vários anos foi juiz titular na Comarca de Jaicós, onde construiu um círculo de boas amizades, tendo, inclusive, aprovado pela Câmara Municipal o Título de Cidadania Jaicoense.

DSC_1650

A solenidade foi bastante prestigiada. Dentre outros, estiveram presentes Luiz Cláudio Pergentino Pereira da Silva, secretário da Vara da Comarca de Jaicós; a prefeita de Jaicós, Waldelina Crisanto; o capitão Lindomar Felix dos Santos, comandante  3ª Cia; Nelito Silveira, tabelião do Cartório do 2º Ofício; Maria do Perpétuo Socorro, tabeliã do 1º Cartório do Ofício; o professor Rafael Marreiros; além de advogados, servidores da Justiça, vereadores e conselheiros tutelares.

DSC_1703

DSC_1729 DSC_1717 DSC_1719

Clique na foto para ampliar

Facebook

MAIS ACESSADAS