Connect with us

DESTAQUES

Grupo inicia mutirão para reconstruir casa incendiada em Jaicós; saiba como ajudar

Publicado

em

Movidas pelo sentimento de fé e solidariedade, várias pessoas do município de Jaicós, formaram um mutirão e estão trabalhando na reconstrução da residência de Mônica Paula Pereira, localizada no bairro N.Senhora das Mercês, que na manhã  do dia 04 de abril foi atingida por um incêndio e ficou totalmente destruída.

O mutirão, que começou a ser formado através da iniciativa do grupo ECC, da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, iniciou na manhã deste sábado (14) a reconstrução da casa. O integrante do grupo ECC, Silva Guimarães, que está participando do trabalho coletivo, explicou como foi feita a mobilização. “Depois que vimos a situação da família começamos a nos mobilizar. Realizamos uma reunião  com a equipe do ECC, e partir daí começamos a articular com algumas pessoas que já estavam se manifestando para ajudar. E assim, decidimos fazer a limpeza e reerguer a casa” explicou ele.

Segundo Silva, quase todo o material necessário para a construção foi doado pela população e pela Prefeitura Municipal. “Vamos derrubar o entulho, que não tem mais como aproveitar, e reconstruir a casa. O prefeito Neném já tinha mandado fazer a limpeza, concedeu uma grande parte do material e está nos dando assistência. Todo o material que foi orçado no planejamento, em torno de quase 8 mil reais, já está com 99%  doado por pessoas de todos os seguimentos de Jaicós” disse ele.

Ele também explicou como será a sequência dos trabalhos. “Hoje é a primeira parte, nosso objetivo é deixar tudo medido e o baldrame pronto. Vamos agendar o outro dia, que poderá ser na terça-feira, e aí virá outra equipe de voluntários, para a gente dar outro passo, que será erguer as paredes. Na terceira etapa, vamos cobrir e distribuir o telhado e assim seguiremos até chegar o dia em que concluiremos. Também já está garantido o material elétrico, que foi disponibilizado pela prefeitura e o eletricista Edson vai se responsabilizar por essa parte” informou.

Na residência, além de Mônica Paula Pereira, moravam os dois filhos menores, Luís Felipe e Andressa, que agora estão abrigados na casa de familiares. A família é de origem humilde, Mônica trabalha no lixão da cidade e o pouco que possuía perdeu durante o incêndio.

“Minha irmã foi quem ligou para mim avisando que a casa tinha pegado fogo, primeiro eu não acreditei, porque minha irmã gosta de brincar comigo, mas depois vi que era sério e aí o choque foi grande. Queimou tudo que eu tinha, televisão, geladeira, a antena parabólica que eu tinha ganhado, queimou tudo, não ficou nada, nem documento, só estou vestido porque o povo ta me dando e para os meninos também” disse.

Publicidade

Mônica, Luis Felipe e Andressa. Foto: reprodução

Mônica disse que a população tem ajudado e que será sempre agradecida também às pessoas que estão reconstruindo sua casa. “De vez em quando chega roupa, calçado, comida e graças a Deus está dando certo, eles estão reconstruindo e peço a Deus que logo possa terminar para que eu possa entrar pra minha casa de novo. Só desejo que Deus abençoe essas pessoas, dê muitos anos de vida para eles, sei que Deus irá iluminar a casa de todos eles” falou.

No momento, a família continua precisando de todo tipo de doações, principalmente de móveis, cama para as crianças, geladeira, guarda roupa, e também alimentos e roupas. Os interessados em ajudar podem entregar as doações à família, que está morando, temporariamente, na casa da mãe de Mônica. A casa de Mônica fica localizada na Rua Manoel Lúcio de Sousa Neto, Bairro Nossa Senhora das Mercês.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS