Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Destacando a importância dos valores e da comunicação, Pequeno Polegar realiza XVI Feira Cultural

Publicado

em

Com o objetivo principal de estimular o empreendedorismo, permitindo que os alunos desenvolvam trabalhos criativos e originais e compartilhem os resultados com a população, a Escolinha Pequeno Polegar, do município de Jaicós, realizou mais uma Feira Cultural.

O evento, que abrangeu a XVI Feira Cultural e IV Feira do Empreendedorismo, foi denominado de “Noite da Solidariedade”, pois também foi realizada uma ação de cunho social, com a arrecadação de alimentos que serão doados a famílias carentes.

A ação aconteceu na noite desta quinta-feira (14), na quadra da escola e reuniu alunos, pais, professores e comunidade.  Este ano, o tema abordado foi “Uma viagem ao mundo da comunicação, da cultura, do empreendedorismo e do resgate de valores em busca de uma vida melhor.

Trabalhando os valores união, paz, sabedoria, partilha, alegria, amor, respeito, fraternidade, felicidade e dignidade, as turmas integrantes do projeto (Infantil e 1° ao 9° ano) organizaram vários estandes de venda, com doces, bijuterias, peças artesanais, acessórios e um variado cardápio de lanches.

Além da exposição e comercialização do que foi produzido pelas turmas, o evento também contou com diversas apresentações. Quem abriu a noite foi a Companhia Chagas Vale, de Teresina, que com um teatro de bonecos, encantou os alunos.

O teatro de bonecos, realizado pela primeira vez na escola, foi trazido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), que no evento foi representado pela Coordenadora de Promoção Social do SESCOOP- PI, Carmem Campelo, e a Analista de Cooperativismo e Monitoramento, Elineide Macedo.

Carmem Campelo disse que a o teatro é uma apresentação lúdica, voltada para crianças e adultos. “Vinhemos de Teresina com um teatro de bonecos através de uma demanda da escola. Eles fazem a apresentação de acordo com o tema do evento, o trabalho da cooperativa e passam para o público de maneira lúdica. É a primeira vez que trazemos eles aqui. É uma apresentação que as crianças participam muito e que não é voltada só para as crianças, mas adultos, quanto os pequenos se divertem bastante com o teatro de bonecos” disse.

Publicidade

Após o teatro, foi a vez dos alunos. O Infantil 3 apresentou a música Amor Universal; o Infantil 4 um poema; Infantil, declamou um poema; o 1º Ano apresentou a peça teatral Rapunzel; o 4º Ano a dança “Minha missão é união”; 2º Ano poema em homenagem a Jaicós; 5º Ano atividade física; 7º Ano coreografia da música “Respeito é pra quem tem” e 9º Ano apresentação de um jornal. A programação encerrou com uma apresentação de Ballet, coordenada pela professora Maria Clara.

A aluna Ticianne de Sousa, estudante do 4° ano, disse que achou a feira muito interessante. “Achei a feira cultural bem interessante. Minha sala vendeu produtos recicláveis. Gostei muito de participar, das apresentações e do que a escola repassou para os alunos sobre reciclar. Produzimos com garrafa pet, palito de sorvete, fizemos porta-retratos, pinguins para colocar nas portas e vários produtos reciclados” disse.

A diretora Rosângela Silveira, falou da satisfação por mais uma feira realizada. “Nosso sentimento é de muita alegria e satisfação. Esse ano com uma novidade, que foi o teatro de bonecos, que foi uma surpresa para nossas crianças. Com muita luta, conseguimos realizar mais uma vez essa feira, com muito sucesso” disse.

Ela também destacou a ação social do evento. “Esse ano levantamos o tema do resgate de valores, que sabemos que temos que trabalhar sempre. Temos também a questão social, com doação de alimentos. Os alunos já fizeram uma visita a um bairro, entregaram brinquedos, roupas e agora vamos entregar alimentos” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS