Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Em um ato de fé e devoção, centenas de católicos participam da Missa da Santa Cruz no “Morro dos Três Irmãos”

Publicado

em

A manhã desta sexta-feira, 3 de maio, na centenária cidade de Jaicós, foi de demonstração de muita fé e devoção, quando centenas de fiéis católicos se reuniram para participar da tradicional “Missa da Santa Cruz”, que acontece anualmente, no Morro dos Três Irmãos, situado na zona rural do município, distante cerca de 18 km da sede.

A santa missa, que é realizada há quase 100 anos, atraindo pessoas de Jaicós e também de municípios e estados vizinhos, foi celebrada pelo padre Antônio Mendes, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês e pelo diácono Cláudio Santana.

Durante a missa, a multidão de fiéis elevou seus pedidos e agradecimentos aos céus, rendeu graças pelas bênçãos alcançadas, e louvou a Deus por meio de cânticos e orações. Muitos católicos também pagaram promessas, através do uso de roupas brancas, oferta de ex-votos ou acendendo velas.

Paula Raimunda da Conceição veio de Vera Mendes pela segunda vez para participar e também pagar uma promessa. “É a segunda vez que venho, sofri um acidente de moto, aí fiz uma promessa para não perder meu pé e vim pagar. Pedi muito a São Francisco, e se não perdesse minha perna viria aqui pagar. Agradeço muito a Deus pela vitória, estou caminhando “coxa”, mas estou com meu pé” disse.

Demonstrando muita fé, ela, ainda com o pé enfaixado e usando muleta, disse que foi Deus quem a levou até o morro. “Deus me trouxe correndo, subi foi rápido, quem tem fé em Deus não cai no chão, eu vim porque Deus disse “hoje você vai filha, porque vou te levar”. Eu passei um mês em Teresina e de lá fui para o Rio de Janeiro por causa de desse problema e agora não estou cem por cento, mas estou bem, porque não tive que amputar minha perna e eu agradeço a meu Deus toda hora, porque passar pelo que passei, só Jesus” falou.

Josefa Maria de Sousa, da comunidade Russim, zona rural de Belém do Piauí, participou da celebração pelo segundo ano, com a família. “É o segundo ano que a gente vem, gostamos da celebração, é muito bom rezar, aqui a gente renova muito nossa fé, que é algo que não pode nos faltar”.

Ela disse também, que apesar da subida difícil, vale a pena o sacrifício. “A chegada aqui é difícil, mas não existe nada fácil no mundo, tudo tem que ser com sacrifício e aqui é um sacrifício que vale a pena, pois para Deus é que a gente deve fazer. E em quanto estiver viva e tiver a oportunidade de vir, queremos participar todos os anos” falou.

José Valdecio, 52, que veio de Patos do Piauí, disse que participa quase todos os anos. “Quase todos os anos eu venho, porque gosto de assistir, tenho essa devoção de vir porque gosto mesmo. É muito bom, reúne muita gente, a gente renova a fé, que deve ser constante na gente e é muito bom estarmos todos nós unidos” disse.

O diácono Claúdio Santana, que participou pela primeira vez da celebração, disse que o momento é marcante para o povo. “Estou encantado com a expressão de fé do povo de Jaicós, principalmente hoje na romaria do morro dos três irmãos, que é realmente algo que faz parte do coração do povo, que marca eles. Não é preciso nem fazer convite, porque o povo já tem o compromisso de vir, eles demonstram o amor de vir para rezar” falou.

Publicidade

Ele também falou que as pessoas tem um encontro pessoal com Deus na celebração. “O interessante também é que vem pessoas de muitos outros lugares e isso realmente marca o nosso povo, as pessoa tem aqui um encontro pessoal com Cristo, através de vir na romaria e vir aqui fazer suas devoções e orações pessoais. Desde ontem à noite quando viemos deixar os objetos da missa que as pessoas já estavam começando a vir de Jaicós a pé e as 4 horas chegamos e já tinha muita gente aqui no morro, realmente estou encantado com essa expressão de fé”.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS