Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Secretária fala sobre funcionamento da Saúde e esclarece reivindicações de vereadores

Publicado

em

A secretária de Saúde do município de Jaicós, Omaciana Franco, na manhã desta terça-feira, 21,  concedeu entrevista ao Portal Cidades na Net, e relatou sobre os diversos serviços oferecidos à população jaicoense, e esclareceu sobre as reivindicações feitas pelos vereadores Sirlene Lopes e Divino Macedo, que, respectivamente, cobraram que exames básicos sejam feitos no município de Jaicós, e pedindo  que sejam realizadas borrifações contra isentos na cidade.

 Omarciana explicou, ainda, que os exames básicos de saúde já são realizados no município desde do início de março.   “Na Secretaria é realizado através se solicitação encaminhado pelo médico,   hemograma completo, coleta de fezes e urina,  essas coletas são feitas as segundas e quinta-feiras.  Além de outros diversos tipos de atendimento como exames do  papanicolau e prevenção, vacinas rotineiras e acompanhamento das grávidas, entre outros”, explicou.

Sobre a borrifação,  a secretária  esclareceu que elas acontecem no município desde  o início dessa gestão, mais que elas só são feitas baseadas em notificações.  “Só há borrifação para uma determinada residência se houver uma notificação de barbeiro,  dengue  ou outros insetos que possa causar mal aquela família, caso contrário não tem como sairmos borrifando todas as casas sem um real risco,  as borrifações acontecem mediante notificações e  já estão acontecendo. Se houver no município, por exemplo, um surto grande de dengue, é  acionado a regional para vir o carro fumacê  e fazer a borrifação no município inteiro”, afirmou a secretária.

Omarciana ainda enfatizou que uma campanha de prevenção já acontece no município.  “Já está acontecendo uma campanha de prevenção,  onde agentes de endemias estão acompanhando  as residências e verificando se tem incidência de dengue ou barbeiro e estamos nos articulando para realizar o dia ‘D’ da dengue que deve acontecer  até o início do próximo mês. Os casos notificados de barbeiro são encaminhados para regional de saúde de Picos para saber se são contaminado”, disse.

A gestora falou ainda sobre outras ações realizadas. “O Centro de Especialidades Odontológica-CEO está atendendo de segunda a sexta-feira, e  os postos de saúde da zona rural estão sendo reformados e até abril começa o atendimento regular, então mesmo de vagar mais as coisas estão andando e estamos buscando melhorar cada dia mais nosso atendimento a polução”, concluiu.

Publicidade

A coordenadora de Saúde, Lauriana Feitosa relatou sobre os demais atendimentos e serviços que estão sendo prestados na secretária de Saúde(Policlínica). Segundo ela , mesmo com uma demanda muito grande todos os esforços são feitos para  atender com qualidade a população de município.

“Temos na secretaria  9 equipes de PSF  que atende tanto na sede, como  na zona rural, além da parte ambulatorial, onde temos médicos atendendo  se segunda a sexta-feira, também é feito  prevenção todos os dias e outros diversos exames básicos, foi contratado ainda  duas medicas peritas que atendem na segunda feira pela manhã e a outra na quinta-feira à tarde. No Hospital Floriza Silva, tem médicos que atendem todos os dias, onde está sendo realizado, também, toda segunda-feira o teste do pezinho, e o teste da orelhinha e da linguinha uma vez por mês, disse Lauriana, que encerrou convocando a população  a comparecer a secretaria de Saúde para atualizar  o cartão do SUS.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Vereadora quer que exames básicos de saúde sejam realizados em Jaicós
Vereador solicita da Secretaria de Saúde e Funasa a borrifação no município de Jaicós

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS