Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Vacina que chega à zona rural, leva esperança e alegria para idosos

Publicado

em

Durante toda a manhã, eles estão na sala de vacinação covid, atendendo aos que chegam para receber a imunização. Já pela tarde, e na maioria das vezes, seguindo até a noite, a missão é levar a vacina até as residências.

Essa tem sido a rotina de profissionais de saúde do município de Jaicós, que estão se empenhando ao máximo, para que a vacina contra a covid-19 chegue até aqueles que fazem parte dos públicos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

Além da aplicação das vacinas realizada na zona urbana do município, a equipe tem se deslocado também até as comunidades da zona rural, para assim facilitar o acesso dos idosos à vacinação.

Nas últimas segunda (15) e terça-feira (16), a equipe de imunização formada pela Coordenador Rakel Monteiro e as Técnicas em Enfermagem, Késia Alcântara e Ionara Dias, esteve imunizando os idosos na zona rural.

Atualmente, a campanha de vacinação no município está atendendo os idosos acima de 80 anos e no dia 15 iniciou a imunização dos acamados, com idade entre 75 e 79 anos.

Publicidade

Na zona rural, a equipe iniciou a imunização dos idosos pelos Povoados Croazal e Várzea Queimada. Pouco depois das 3 da tarde eles saíram em direção aos povoados, levando na caixa térmica não somente vacinas, mas doses de esperança e alegria.

No Croazal, a vacinação do público acima de 80 anos foi feita na UBS Maria das Mercês de Lima. Na chegada, os profissionais foram recebidos por alguns idosos que já os aguardavam.

José João de Lima e Maria de Sousa, de 88 e 84 anos, respectivamente, que foram até a unidade de saúde acompanhados da filha, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

“Graças a Deus que a vacina chegou, estou muito feliz” comemorou dona Maria após ser imunizada.

Eliziete de Sousa, filha do casal, disse que com os pais vacinados, está mais tranquila. “Me sinto muito feliz por essa vacina ter chegado aqui hoje, pois eu já estava preocupada, porque eles gripam muito, mas graças a Deus a gente conseguiu. Agora com certeza estou mais tranquila com eles vacinados”.

Ela ainda falou que a ida dos profissionais até o povoado facilitou para que os pais pudessem ser vacinados. “E eles terem vindo até aqui no interior facilitou muito pra gente, pois se tivesse que levar meus pais até a cidade seria mais difícil” destacou.

Publicidade

Quem também foi imunizado foi José Jonas de Lima, 82 anos, que recebeu a vacina com gratidão. “Essa hora demorou muito para chegar, mas hoje estou feliz por tomar essa vacina aqui, estou mais tranquilo, e a gente tem que agradecer a Deus por essa graça no nosso município de Jaicós”.

O idoso também disse que é importante que todos se cuidem. “A gente sabe que nas casas da gente o chefe da família é um dos que não pode parar, mas a gente tem que se cuidar. Deus tem o poder dele para cuidar da gente, mas ele precisa que a gente tome os cuidados também” disse.

No Croazal, a equipe, acompanhada do Agente Comunitário de Saúde do povoado, Joel Nilton, também foi até duas residências para vacinar idosos acamados.

Rosa de Lima, esposa de um dos idosos vacinados, disse que sente um pouco de medo, mas que confia no cuidado de Deus. “O agente de saúde veio aqui, avisou que a equipe vinha vacinar ele e graças a Deus chegou, no ponto certo. Estou feliz por ele ter tomado essa vacina e agora acredito que ele está mais protegido. A gente tem um pouco de medo, pois ninguém sabe o que vem de bom pra gente, mas Deus está no céu olhando por nós e eu confio nele”.

No povoado Várzea Queimada, a equipe realizou nas residências a imunização de mais dois idosos, e depois retornou para dar continuidade ao trabalho na sede do município.

Já na terça-feira (16), a missão só foi encerrada depois das 20 horas. Salina, Pau do Inxuí, e Saco da Serra foram as comunidades que receberam os profissionais nesse dia e tiveram seus idosos imunizados.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS