Connect with us

Jaicós

Paróquia celebra Domingo de Ramos e inicia a Semana Santa em Jaicós

Publicado

em

Relembrando a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus, a comunidade católica do município de Jaicós, celebrou neste dia 2 de abril, o tradicional “Domingo de Ramos”.

A cerimônia, que abre oficialmente a Semana Santa, contou com a participação de um grande número de fiéis católicos, que com seus ramos em mãos, recordaram que Jesus foi recebido com ramos e exclamações de alegria: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!”.

Para a celebração, os fiéis se concentraram no Marco dos 200 anos da Paróquia, onde foi realizada a benção dos ramos e as primeiras reflexões, e logo em seguida, saíram em procissão pelas ruas da cidade, seguindo até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês. No percurso, um grupo encenou o trajeto de Jesus e seus discípulos até o Monte das Oliveiras.

O ato religioso culminou com a Santa Missa, que foi presidida pelo padre Miguel Feitosa, pároco local. O templo ficou lotado e fiéis tiveram que acompanhar pelo lado de fora a celebração.

Na homilia, padre Miguel destacou a importância do período que a igreja vivencia “Hoje com o Domingo de Ramos estamos concluindo o tempo quaresmal e nos preparando para entrar no tempo mais forte de toda a nossa igreja, que é a Páscoa. […] Queremos adentrar nessa Semana Santa, nesse tempo forte para nossa igreja, em oração, pedindo ao Senhor que nos ajude a ter um coração do bem, que não guarda rancor, que não tem inveja, que não busca a maldade, mas que busca a graça de Deus. Essa semana nos pede oração, jejum, esmola, que pensemos no irmão e a ele possamos fazer o bem”.

Celebrações da Semana Santa

As celebrações da Semana Santa acontecem até o domingo (09). Na quarta-feira santa (05), acontece a Missa dos Enfermos, na Igreja Matriz e em Massapê, às 09 e 14 horas. Às 16 horas, acontece em Jaicós a Via Sacra Encenada, saindo da igreja Matriz até o Morro da Hermidia, culminando com a celebração Eucarística.

Na quinta-feira (06), terá a Missa da Santa Ceia na Igreja Matriz, às 18:00h e de 19 às 00:00h a Adoração Eucarística. Na sexta (07), às 15:00h, será realizada a Celebração da Paixão do Senhor e logo após, a procissão com a Imagem do Senhor morto pelas ruas da cidade.

No sábado (08), acontece a Vigília Pascal, em Massapê e Jaicós, às 19 e 21 horas. No Domingo da Ressurreição (09), acontece a celebração às 09 horas na Igreja Matriz.

Publicidade

Confira aqui a programação completa!


Facebook

MAIS ACESSADAS