Connect with us

Jaicós

Paróquia de Jaicós celebra última noite de novena em honra a Nossa Senhora das Mercês; veja fotos!

Publicado

em

23 de setembro é um dia especial para a comunidade católica do município de Jaicós. Há quase três séculos, a data é marcada pela manifestação de fé dos devotos da padroeira da centenária cidade, que anualmente se reúnem para acompanhar a última novena do festejo em honra a santa.

Neste ano não foi diferente. Na noite de ontem (23), diversos fieis estiveram na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, para prestar louvores a padroeira. Devido a pandemia do coronavírus o cenário mudou. O uso de máscaras e o distanciamento entre os participantes fizeram parte dessa e de todas as outras celebrações. Mas, a fé, como em todos os anos, foi o que marcou o momento.

 

A última novena da 297ª Festa de Nossa Senhora das Mercês, foi presidida pelo padre José Pio Feitosa Marinho, da Paróquia São Cristóvão, em Marcolândia, e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges, da Paróquia São Sebastião, em Patos do Piauí, e Miguel Feitosa Pereira, pároco local.

Os noitários foram as Comunidades Eclesiais de Base – CEB’s e Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR. A missa contou também com a participação especial de vaqueiros de Jaicós e Simões.

Em um dos momentos mais marcantes da noite, os vaqueiros, após o tocar de um berrante, entraram conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Mercês, que com seu manto sagrado cobria os fiéis por onde passava.

A festa em honra à Nossa Senhora das Mercês, que este ano teve como tema “Maria que nos conduz a Jesus” e lema “Eis me aqui, Senhor (Lc 1, 38)”, teve início no último dia 15. Diariamente, os fiéis se reuniam para rezar o Ofício da Imaculada Conceição, recitar o terço e celebrar a novena e missa em honra a padroeira.

A programação se encerra nesta quinta-feira (24), quando acontece, às 08 da manhã, a tradicional missa solene da festa de Nossa Senhora das Mercês.  Às 16:00 será realizada uma carreata com a imagem da venerada Virgem das Mercês pelas ruas da cidade, finalizando com a Bênção do Santíssimo Sacramento e arreamento da Bandeira.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS