Connect with us

Jaicós

Roda de conversa voltada a valorização da vida é realizada pela Secretaria de Assistência Social de Jaicós

Publicado

em

Em uma iniciativa pela valorização da vida, a Prefeitura Municipal de Jaicós, promoveu na manhã desta quarta-feira (27), uma roda de conversa que integra as ações da campanha Setembro Amarelo.

O evento foi realizado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro do Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

A roda de conversa aconteceu na sede da secretaria, contando com a participação de profissionais dos órgãos envolvidos e de adolescentes integrantes do NUCA.

Na abertura, a secretária de Assistência Social, Oziana Oliveira destacou a importância do momento. “Agradeço a Deus por esse dia, as equipes da secretaria, aos adolescentes do NUCA, pela participação nesse momento que faz parte da campanha Setembro Amarelo, em prevenção ao suicídio. É um tema de muita importância, que precisa ser trabalhado. Esse é um momento de troca de informações, com a colaboração do CAPS e demais órgãos. Estejamos todos unidos pela vida”.

A roda de conversa foi conduzida pela psicóloga do CREAS, Millena Moura, com a colaboração dos assistentes sociais, Sidney Eduardo, Divanilda Bezerra e Iraneide Ferreira.

Entre outros pontos, os profissionais falaram da importância de abordar a temática continuamente e não somente no mês de setembro. “O objetivo é esse, aumentar essa conscientização sobre os temas voltados à nossa saúde mental, que muitas vezes é esquecida, por inúmeros fatores. Precisamos falar, expressar nossos sentimentos. E o suicídio é também questão de saúde pública”.

Eles também abordaram sobre a necessidade de entender o processo de morte, para a valorização da vida; de reconhecer as vulnerabilidades; demonstrar as emoções; validar as falas do outro e ouvi-lo.

Ainda foi discutido sobre mitos e verdades com relação a temática e realizada uma breve dinâmica, fazendo uma reflexão sobre a importância da valorização própria.


Facebook

MAIS ACESSADAS