Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Secretaria de Educação inicia projeto ‘Fonoaudiólogo na Escola’

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, através da Secretaria de Educação, iniciou na manhã desta quanta-feira (06), na Creche da Tia Biluca, sede do município,  o projeto “Fonoaudiólogo na Escola”, cujo objetivo é orientar os educadores e os pais para detectar possíveis dificuldades da criança, como problemas auditivos e de fala, prestar auxílio e, caso haja necessidade, encaminhar a outros profissionais.

DSC_0970

O evento contou com participação dos professores e alunos, da diretora, Mercês Teixeira Leal, da coordenadora do Ensino Infantil, Cynthia Carvalho, e do coordenador, Zé Filho.

O ‘Fonoaudiólogo na Escola’ vai muito além do que se imagina, com suas experiências, práticas  e respeito aos processos de aprendizagem e da comunicação em geral , participa da equipe  escolar  na elaboração de projetos pedagógicos , propondo atividades e situações rotineiras de sala de aula para que o professor possa otimizar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita de seus alunos em  todo processo de ensino e aprendizagem .

Segundo o Fonoaudiólogo, Dr. Manoel Neto, o intuito é colaborar na orientação e no planejamento escolar desenvolvendo um trabalho de potencialização de aprendizagem,  participar das discussões e estratégias de ensino de acordo com a necessidade do aluno, podendo assim prevenir possíveis problemas de aprendizagem. “O ‘Fonoaudiólogo na Escola’ se compromete com o processo de inclusão, respeitando as possibilidades e as dificuldades dos alunos”, disse.

DSC_0986

O profissional explicou como será o trabalho. “Estarei auxiliando esses professores com estratégias para que a criança venha desenvolver a linguagem e orientando quanto a audição, e voz do próprio professor e das crianças. Além desse acompanhamento estaremos trazendo palestras para os pais explicando as dificuldades escolares que existem,  as vezes o pai não sabe o que é uma discalculia – problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números.  Disgrafia – dificuldade de linguagem e escrita. E caso contatado algum distúrbio sera encaminhado para UBAS, para o tratamento devido”, concluiu.

Publicidade

O projeto será realizado, inicialmente, na Creche Tia Biluca. O acompanhamento sera feito nas quartas-feiras e vai abranger um total de 78 alunos das turmas do  infantil III, IV e V, e  terá a duração de seis meses.

DSC_0961

DSC_0962 DSC_0964  DSC_0968 DSC_0969  DSC_0972 DSC_0973 DSC_0974 DSC_0975 DSC_0979 DSC_0981 DSC_0983  DSC_0989

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS