Connect with us

DESTAQUES

Com número reduzido de fiéis, novena e missa abrem o 113º festejo de Santa Ana em Monsenhor Hipólito

Publicado

em

O 113º festejo de Santa Ana na cidade de Monsenhor Hipólito, localizada a 386 quilômetros de Teresina, iniciou oficialmente na noite desta sexta-feira, 17 de julho, de forma remota com a primeira novena e missa celebrada pelo pároco Antônio Mendes. Ainda pela manhã de acordo com a programação aconteceu o hasteamento da bandeira.

A cerimônia foi transmitida pelo Facebook: ‘Padroeira Santa Ana’. com início às 19h, e contou também com pequeno número de fiéis presentes por conta da prevenção ao novo coronavírus, adotando todos os critérios de segurança como distanciamento, uso de máscaras, luvas e aplicação de álcool em gel, além do aferimento de temperatura através do termômetro infravermelho.

Neste ano o festejo sagrado da santa padroeira hipolitana traz como tema ‘A exemplo de Santa Ana, revestir-se da palavra de Deus em família’. Na pré-abertura da cerimônia, Cleonice Bezerra, fez menção aos hipolitanos já falecidos e também saudou os aniversariantes do dia.

O secretário de Cultura, Ernandes Bezerra, fez a abertura oficial com a leitura do tema e subtema do festejo em sua (113ª) centésima décima terceira edição e anunciou o canto de entrada.

Durante o primeiro canto, o padre Antônio Mendes, pároco da Paróquia Santa Ana, adentrou ao templo religioso e fez acolhida mencionando os membros organizadores, cantores, fieis e devotos que também acompanharam de casa a novena e missa pelas redes sociais através do Facebook.

Publicidade

“Você que está ai rezando conosco de casa, desejo que a graça de nosso senhor Jesus Cristo com o amor do pai e a comunhão do Espírito Santo despeje em todos vocês”, proclamou dando continuidade com o canto penitencial e mencionando parte da trajetória de honra e glória de Santa Ana, seguindo no acompanhamento musical do Hino de Louvor.

Durante o ato religioso que marcou oficialmente o 113º festejo de Santa Ana, os jovens Arthur Alves e Erasmo Filho declamaram o poema Pegadas na Areia.

Entrevistas

Representando o Poder Legislativo hipolitano, a vereadora Pecy de Meton, falou sobre as festas da padroeira que pela primeira vez acontecem de forma remota sem a participação massiva dos devotos, munícipes e visitantes, apenas em número reduzido como forma de prevenção do contágio ao novo coronavírus.

“É um momento angustiante e bom ao mesmo tempo, porque festejar Santa Ana dentro do coração dos hipolitanos, de todo jeito eleva um pouco a fé, mas, a falta do abraço é muito grande, bem como daquelas missas animadas com muitos cânticos, muitos jovens, o calor humano e os visitantes. Isso deixa muita saudade. O coronavírus foi mesmo um interruptor da nossa festa e da nossa alegria nesse momento”, comentou.

Publicidade

A vereadora hipolitana deixou uma mensagem de fé para todos os cristãos e devotos de Santa Ana. “A minha mensagem é que tenhamos fé e que as pessoas continuem resguardadas em casa para que no próximo ano possamos festejar cada dia a festa de Santa Ana”, concluiu a vereadora Pecy de Meton.

Padre Antônio Mendes falou sobre o atual momento de pandemia causada pelo novo coronavírus e a restrição no número de fieis. O sacerdote foi empossado pároco em Monsenhor Hipólito na data de 04 de março, poucos dias antes do início da pandemia.

“Para o povo é um momento de sofrimento. Muitas pessoas lamentam a falta de empolgação se comparado aos outros anos. Quando entrava julho já ficavam falando no festejo. Mas, por outro lado também a gente sente a fé do povo e a devoção em Santa Ana. Cada grupo procura participar na medida do possível respeitando todas as limitações que são importantes”, relatou.

“Nós orientamos que não viesse muita gente, apenas um pequeno grupo e é o que está acontecendo. Façamos votos que seja até o fim com pequena participação, para que possamos celebrar bem a festa de Santa Ana. Esperamos também intercessão de Nossa Senhora Padroeira de Monsenhor Hipólito para que essa situação se reverta logo mais e que possamos celebrar com alegria o festejo com muita gente”, disse padre Antônio Mendes.

O Poder Executivo foi representado pela chefe de Gabinete, Santynha Bezerra, que também é membro do Conselho da Igreja e participou da cerimônia. Firme na fé diante dos obstáculos impostos pela Covid-19, destacou sobre a organização das festas religiosas da padroeira.

“Conseguimos apoio para organizarmos o festejo e fazer como gostamos. Apesar das dificuldades que estamos passando não deixamos cair a fé. Nos próximos dias a igreja estará mais ornamentada com quadros de Santa Ana para elevarmos nossa alto estima e das pessoas porque é festa da padroeira, ao mesmo tempo em que Monsenhor Hipólito está de aniversário pela emancipação política”, frisou.

Publicidade

Artigos religiosos

Santynha avisa a todos os hipolitanos, devotos e fieis da padroeira, que estão à venda vários artigos religiosos personalizados com a imagem de Santa Ana, tais como: bolsas, camisetas, necessaire, porta moedas, frascos de álcool em gel personalizados, máscaras e blusas.

Para adquirir os artigos os interessados podem procurar na Secretaria Paroquial no horário das 08h às 12h (meio dia).

Santynha Bezerra com a bolsa personalizada de Santa Ana

Ornamentação

De acordo com a secretária da paróquia, Elbejane, foram ornamentados para o festejo religioso, o Santíssimo, o Altar e a imagem da santa padroeira Santa Ana.

Publicidade

Agradecimentos

Ao término da primeira novena e missa de abertura do festejo de Santa Ana, o secretário de Cultura, Ernandes Bezerra, fez a leitura de agradecimentos a Deus; à paróquia Santa Ana pelo convite e espaço para participação de forma mais ativa da santa missa de festa da padroeira; à todos que fazem parte da Pastoral da Juventude e da Secretaria Municipal de Cultura, que de alguma forma colaboraram e que estão assistindo de casa e, a equipe presente na Igreja; aos cantores Matilde, Erasmo, Adalgisa, Zé Tiúba; aos jovens Arthur Alves e Erasmo Filho pela declamação da poesia; aos portais Manchete Piauí e Cidades Na Net pela cobertura da missa; à todo o povo de Deus, devotos e devotas de Santa Ana que assistem pelo Brasil inteiro.

O festejo religioso prossegue até o próximo dia 26 do corrente mês às 09h com a Missa Solene da Festa de Santa Ana, São Joaquim e em Ação de Graças pelos 63 anos de Emancipação Política de Monsenhor Hipólito. O encerramento oficial das festas da padroeira será às 16h.


Clique no link e veja toda programação >> Paróquia de Monsenhor Hipólito divulga programação do 113º Festejo de Santa Ana. Veja!


Veja as fotos da novena e missa remota de Santa Ana em Monsenhor Hipólito

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS