Connect with us

Monsenhor Hipólito

Em busca do Selo Unicef, Prefeitura de Monsenhor Hipólito promove I Fórum Comunitário

Publicado

em

O município de Monsenhor Hipólito realizou nesta quinta-feira, 27, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, edição 2021-2024, que teve como finalidade estabelecer estratégias e discutir novas ações para fortalecer a política municipal da infância e adolescência.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e Conselho Tutelar.

O Fórum aconteceu no Centro de Convivência de Idosos – CCI e contou com participação de diversos setores da gestão e da sociedade civil. Os protocolos de segurança em prevenção a Covid-19, foram seguidos.

A abertura do evento contou com o credenciamento, formação da mesa de honra composta por autoridades municipais, execução do hino nacional e apresentação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA. Declamação de poesia com os integrantes do NUCA, voz e violão com o cantor Fernando Oliveira, apresentação de metodologias, diagnóstico dos resultados sistêmicos e plenária de discussão dos resultados.

A metodologia do Fórum e composição do Selo UNICEF, foi apresentada pela articuladora municipal, Ana Rayla, que contou todo o processo desde a adesão ao Selo até a realização do Fórum, destacando que município segue empenhado em garantir os direitos das crianças e adolescentes, bem como executar o plano de ação e garantir os indicadores sociais.

“Desde o ano passado estamos participando de capacitações, reuniões online, onde tem sido trabalhada todas as questões que precisaremos implementar no município. Hoje iremos trabalhar todas as ações que iremos realizar em 2022, 2023 e 2024, e se o município efetuar todas essas atividades e ele atingir todos os indicadores sociais, ele é certificado com o Selo UNICEF. Temos representantes de todas as secretarias e sociedade civil, junto aos adolescentes do NUCA que aqui são os protagonistas, eles estão discutindo sobre o que eles querem inclusive sobre o atual diagnóstico do município, do que precisa melhorar para que passemos a executar”.

Publicidade
Ana Rayla

Ana Rayla ainda explica que no I Fórum Comunitário vai ser construído o Plano Municipal pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, e neste plano consta o diagnóstico e ações sociais que o município irá realizar para obter os indicadores sociais. O evento aponta para o comprometimento do município e tem todo este público com as políticas públicas voltadas para a proteção das crianças e dos adolescentes.

O prefeito Dr. Djalma Policarpo, ressalta que desde que assumiu a gestão foi implementado novas estratégias de proteção em defesa das nossas crianças e adolescentes, e ao aderir ao Selo UNICEF, o munícipio assumiu o compromisso de assegura como prioridade políticas públicas para o público infantojuvenil.

“Desde que assumi o cargo, foi implementado na nossa gestão essa politica pública de proteção em defesa das nossas crianças e adolescentes, mas que essa política não fique apenas no papel, que ela saia com ações construtivas e efetivas. Recentemente realizamos o primeiro Congresso da Juventude e agora primeiro Fórum para discussão das metodologias de trabalho, de planos de atividades, com a sociedade civil, com a Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, é uma política interativa com a sociedade. Nós temos o nosso NUCA, grupo de crianças e adolescentes bem formado e participativo”, disse o gestor.

 “A nossa questão principal não é meramente ganhar o Selo UNICEF, a expectativa é que a gente faça a inserção da nossa juventude nas políticas públicas com qualidade. Estamos realizando ações, buscas ativas e levando as crianças para as salas de aulas, e pedindo aos pais que compareçam a contribuam com as atividades, pois ninguém faz nada sozinho, e incentivando as atividades educacionais, esportivas e recreativas. Graças a Deus na nossa gestão, a gente vem colocando a sistemática que todos têm que participar e interagir, e estamos colhendo bons resultados, com a participação efetiva de todos os entes envolvidos no trabalho, sobretudo Saúde, Educação e Assistência Social e Conselho Tutelar, que já se encontram com aparelhos novos e estruturas mínima básica. E a sociedade civil esta quebrando barreiras e participando com a gente nesta missão”, enfatiza.

O NUCA de Monsenhor Hipólito é composto por 36 adolescentes, entre meninos e meninas, e liderado pelo mobilizador, Renan de Lima, que falou sobre a importância da realização do Fórum e como tem sido a participação do Núcleo nesta ação.

“A participação dos jovens são de suma importância, porque será discutido as políticas públicas que serão realizadas com eles mesmos. A nossa participação tem sido bem ativa, eles são participativos. Hoje, temos 36 jovens cadastrados no sistema e vejo com muita esperança e otimismo a participação do grupo no Selo Unicef”, disse.

A vereadora Doracelma Policarpo, agradeceu ao convite, saudou a todos os presentes, e se propôs a auxiliar na gestão do Dr. Djalma, e precisamente na Assistência Social com o mesmo compromisso, responsabilidade, respeito e ética que conduziu a Câmara de Monsenhor Hipólito, como presidente por dois mandatos consecutivos.

“Junto a equipe do CRAS, do CREAS, do CCI, e em parceria com o Conselho Tutelar quero implementar cada vez mais as ações de proteção básicas do CRAS e demais órgãos, orientando os benefícios sociais, os seus direitos as famílias mais vulneráveis e desprovidas de proteção social. Sempre amparados legalmente pelas leis que regem esses órgãos tanto pela assistência social para desenvolver convênios importantes, os recursos que elaboramos planos e ações dentro das vigências para que esses recursos não sejam devolvidos por falta de execução de programas.

Doracelma Policarpo, ainda destacou: “É importante que em 2022 seja elaborado um Plano de Ação para que possamos oferecer momentos de lazer, aulas de dança, palestras, visitas frequentes aos idosos e deficientes, e não esquecer dos forrós dos idosos. Este ano será de muitas conquistas, mudanças e realizações positivas para o povo da nossa terra”.   

O secretário de Assistência Social, Miguel Neto, reforçou o compromisso da pasta em contribuir com as ações que garantam os direitos das crianças e adolescentes hipolitanas.

Publicidade

“Quero firmar o compromisso de buscar as respostas que produzam os impactos reais e positivos sobre a vida das nossas crianças e adolescentes. Ressalto a importância deste primeiro Fórum Comunitário, onde juntos podemos planejar as ações e definir prioridades para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes, e o alcance do nosso Selo UNICEF”, disse.

O secretário de Educação, Luiz Antônio, falou sobre o seu comprometimento nas ações, parabenizou a gestão, agradeceu a todo corpo docente e discente pela parceria em busca do desenvolvimento educacional. Além de enfatizar que a conquista do Selo será apenas uma consequência, pois o objetivo da equipe é oferecer e garantir o direito das crianças e adolescentes.

“Enquanto secretário e mobilizador da Educação, quero reforçar o nosso compromisso e total apoio no tocante as ações do Selo UNICEF. Agradeço ao apoio dos professores, alunos, e a presença da nossa equipe diretiva, que são peças-chaves no desenvolvimento da nossa educação.  Aproveito a oportunidade para parabenizar o nosso prefeito que sempre apoia, não mede esforços e presta total apoio não só na educação, mas em todas as secretarias. Parabenizo também a Ana Rayla, que é a nossa mobilizadora que está trabalhando muito bem junto aos demais profissionais. Somos uma equipe e todos trabalhamos de mãos dadas, e estamos aqui buscando o desenvolvimento das crianças e adolescentes, da saúde, da educação, da assistência, do lazer, então o Selo será apenas uma consequência, pois buscamos qualidade de ensino e de vida. Vamos juntos buscar este selo mais uma vez!”, pontuou.   

Durante o Fórum,  foi apresentado o diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, de acordo com os indicadores de impacto social e linha de base, feitos pelas  Secretarias de Assistência, Saúde e Educação.

Os participantes, divididos em grupos de trabalho, discutiram sobre os indicadores de impacto social e elaborarem as propostas para o Plano de Ação de cada Secretaria. Ao final houve a apresentação das propostas para o Plano.

O Plano de Ação que será traçado e construído, norteará o município ao longo desta edição do Selo Unicef e, é a partir de um diagnóstico situacional, que será mapeado as políticas públicas que estão sendo aplicadas no município e aquelas que ainda precisam ser efetivadas.

_Presenças:

Participaram do evento, o prefeito de Monsenhor Hipólito, Dr. Djalma Policarpo; a primeira-dama Drª. Josefina; os vereadores, Mario Gomes e Doracelma Policarpo, representantes da Câmara de Vereadores; o secretário de Assistência Social, Miguel Neto; o secretário de Educação e mobilizador da educação, Luiz Antônio; a articuladora do Selo UNICEF, Ana Rayla; o representante do NUCA, o jovem Artur Alves; a mobilizadora da Assistência Social, Dalana Fernandes; o mobilizador do NUCA, Renan de Lima;  Monika representando o secretário e mobilizador de saúde, Brício Bezerra; a presidente do Conselho Tutelar, Maria José; Francisco Silva, representando através da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a sociedade civil; o secretário de Finanças, João; a secretaria de Agricultura, Izabel; o secretário de Meio Ambiente, Damião; o professor Itamar, representando a secretária de Cultura, a presidente CMAS, Rejane e Mariane Bertine, presidenta da COJUV.

Publicidade

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS