Connect with us

Francisco Macêdo

I Seminário Intermunicipal do PPAIC mostra experiências exitosas da educação de Padre Marcos e Francisco Macedo

Publicado

em

As Prefeituras de Padre Marcos e Francisco Macedo, através das Secretariarias Municipais de Educação, promoveram nesta quarta-feira, 12 de julho, o I Seminário Intermunicipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa -PPAIC.

O Seminário, que tem como tema “Avaliar para ensinar”, aconteceu na quadra poliesportiva Antônio Vito de Macedo, em Padre Marcos, reunindo professores, alunos, pais de estudantes e as equipes formadoras do programa de ambos os municípios.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado, para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegura as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático.

Com a adesão ao programa, os municípios de Padre Marcos e Francisco Macedo, vem desenvolvendo ações que impactam positivamente a trajetória escolar das crianças, através de práticas pedagógicas inovadoras e de novos conhecimentos que tem feito a diferença no processo de alfabetização, fazendo com que os alunos avancem nos estudos de forma autônoma.

O Seminário Intermunicipal tem como objetivo, mostrar a grandiosidade de algumas das práticas realizadas nas escolas da redes municipais de ensino dos municípios de Padre Marcos e Francisco Macedo, como também compartilhar ideias e experiências exitosas entre os professores alfabetizadores, com intuito de garantir às crianças a alfabetização da idade certa.

A cerimônia de abertura teve início com a entoação do hino de Padre Marcos, feito pelos alunos da Escola David Severiano de Carvalho, com apoio do coordenador pedagógico Arley Johnes. Em seguida, foi entoado o hino de Francisco Macedo.

Na oportunidade, aconteceu uma apresentação do casal destaque da Quadrilha Junina Piração, e também da banda Marcial de Padre Marcos, conduzida pelo maestro Emanoel Vinicius, apresentando a música ‘Asa Branca’ de Luiz Gonzaga.

Após as apresentações culturais, os secretários municipais de Educação de Padre Marcos e Francisco Macedo, Eraldo Gomes e Reneuda Maria, respectivamente, desejaram as boas-vindas aos presentes.

As coordenadoras do PPAIC de Padre Marcos, Gorete de Sousa Leal e de Francisco Macedo, Nádja Paula de Sousa Silva, também, desejaram as boas-vindas e ressaltaram a importância do programa e os impactos positivos que o mesmo tem causado da aprendizagem dos alunos no processo de alfabetização.

O ponto alto do evento, foram as apresentações das experiências exitosas, realizadas pelas escolas dos dois munícipios, que desenvolveram práticas pedagógicas inovadores, em sala de aula, sendo compartilhadas no Seminário, através de apresentações do alunos e professores, com também com a exposição, em stands, de todo material trabalhado com os alunos no chão da escola.

As escolas de Padre Marcos iniciaram as apresentações. A Creche e Pré-Escola Margarida de Jesus Alencar apresentou uma coreografia da música ‘Dança dos livros’ com a turminha do Pré I ‘A’, a qual faz parte do projeto de incentivo a leitura “Pais leitores, filhos leitores”, que está sendo desenvolvido do decorrer do ano letivo de 2023.

Para demostrar algumas das inúmeras práticas desenvolvidas dentro do ciclo de alfabetização, os alunos 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da Escola José de Moura Leal, fizeram uma dramatização do ‘Senhor Alfabeto’, atividade pedagógica realizada dentro projeto de leitura “Deixa que eu conto”.

Os alunos da Escola David Severiano de Carvalho, apresentaram a “Aritmética da Emília”, iniciativa trabalhada com os alunos, por meio do projeto “Pequenos leitores, bons matemáticos”.

Na oportunidade, o professor da rede municipal de Padre Marcos, Francisco Mizael, apresentou os dados municipais das avaliações externas. Vale ressaltar, que a educação de Padre Marcos, tem alcançado resultados de destaque a nível de estado.

Prosseguindo, o município de Francisco Macedo apresentou suas experiências exitosas.
As alunas da Escola Joaquim Antão de Carvalho, que fazem parte das turmas do ciclo de alfabetização turmas do 1° e 2° ano, fizeram a coreografia ‘Eu sou criança’.

A cantiga de roda do ‘Pintinho amarelinho’, foi apresentada pelos alunos da Pro Infância Anaias Maria Alencar.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_0300-1.jpg

Outra apresentação realizada, foi a encenação da ‘História dos três porquinhos’, feita pelos alunos do 1° e 2° ano, da unidade de ensino Joaquim Antão de Carvalho. Além da leitura de um poema por uma aluna da Escola Abílio José de Almeida.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_0312-1.jpg

Também houve a participação dos professores e de gestores escolares, que falaram sobre boas práticas desenvolvidas nas escolas de Francisco Macedo, bem como pontuaram as habilidades desenvolvidas nos alunos como estímulo da linguagem raciocino, coordenação motora e ampliação da capacidade criativa.

A secretária de Educação de Francisco Macedo, Reneuda Maria da Silva, também,
falou e apresentou através de fotos em um telhão, sobre as boas práticas que a Secretaria de Educação está desenvolvendo dentro das escolas do município.

Outro momento rico em conhecimento, foi a palestra ministrada pela professora Ana Patrícia de Sousa Gonçalves, que tem várias especialidades da área pedagógica e também é coordenadora do PPAIC na cidade de Picos. Ela abordou sobre o tema central do Seminário “Avaliar para ensinar”.

A engenheira civil Williane Kelly, representou o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, no evento. Ela parabenizou aos profissionais de Educação pelo trabalho desenvolvido e enalteceu a parceria entre as Secretarias de Educação de Padre Marcos e Francisco Macedo, na realização do Seminário, que oportunizou um momento importante de troca de conhecimento e de experiências, que somam para o aprimoramento de novas práticas pedagógicas, que vem a beneficiar diretamente o aluno”, disse.

O secretário de Educação de Padre Marcos, Eraldo Gomes, externou alegria e gratidão por sediar o I Seminário Intermunicipal, que contou com a participação da Prefeitura de Francisco Macedo. “Agradecer aos prefeitos de Padre Marcos e Francisco Macedo pelo apoio, e a Secretaria de Educação e os professores do munícipio vizinho que nos honraram com suas presenças”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_0016-1.jpg

Ele ainda parabenizou e destacou a participação das escolas. “A gente viu aqui, que o trabalho de fato, acontece no chão da escola, com as valiosas apresentações das escolas e todo o material exposto, de uma forma encantadora. Então parabéns e minha imensa gratidão a todos”, frisou.

Eraldo enalteceu o trabalho que é desenvolvido pelos professores de Padre Marcos. “O PPAIC orienta, mostra os caminhos, mas quem de fato faz o trabalho acontecer é o professor, e isso posso dizer com orgulho que nós padremarcoenses, temos um time de professores alfabetizadores nota 10. São criativos, competentes e fazem de fato o trabalho acontecer com maestria. Estamos satisfeitos com os resultados que são muito positivos, e seguimos trabalhando para mantê-los, e acredito que a gente vai conseguir avançar ainda mais a nossa educação”, disse.

A secretária de Educação de Francisco Macedo, Reneuda Maria, destacou a importância do Seminário, enfatizado o diferencial da realização do mesmo em parceria com o município de Padre Marcos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_0030-1.jpg

“Este é um momento de suma importância, pois crescemos juntos, essas parcerias sempre vem a nos favorecer, melhorar os conhecimentos. sabemos que Padre Marcos tem se destacado na área da educação, e aquilo que é bom a gente pode copiar. Então nos sentimos honrados por essa parceria que muito nos acrescenta, permitindo trocas de experiências riquíssimas que vem a melhorar nossas atividades, tanto para Francisco Macedo, como para Padre Marcos”, afirmou.

Também participaram do evento, as formadoras do PPAIC de Padre Marcos, Gorete Leal, Luzimar Carvalho e Luciene Dias, e de Francisco Macedo, Nádja Paula, Marisa Maria e Seomária Júlia, além orientadora pedagógica e coordenadora do NUCA, dentre outros.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS