Connect with us

Patos do Piauí

Comunidade católica de Patos do Piauí celebra São Sebastião; veja foi como a abertura do festejo

Publicado

em

A comunidade católica da Paróquia de Patos do Piauí, pertencente à Diocese de Picos, deu início aos festejos de seu santo padroeiro, São Sebastião, mártir da fé.

Neste ano de 2023, a comunidade católica celebra o maior evento religioso do município refletindo sobre o tema “Com São Sebastião Viver: Participação, Comunhão e Missão”, e o lema “Evangelizar”

Os festejos em honra ao padroeiro do município teve início nesta quarta-feira, 11 de janeiro. Logo nos primeiros momentos da manhã, foi realizada a alvorada festiva com o replicar do sino e a música de São Sebastião, que anunciou o início da festa em devoção ao padroeiro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_2222.jpg

Logo após, aconteceu a procissão. Os fiéis, juntamente com o padre Chiquinho, pároco local, saíram em caminhada conduzindo a imagem de São Sebastião pelas principais ruas da cidade. De volta a Igreja Matriz, aconteceu o hasteamento da bandeira do padroeiro.

Ao meio dia, foi rezado o Ofício da imaculada Conceição. Às 18h, aconteceu a Recitação do Terço.

A primeira noite de missa novena dos festejos de São Sebastião, teve a celebração presidida pelo padre Edvaldo dos Santos Silva, pároco da Paróquia São Simão, em Simões, e concelebrada pelo pároco local, Francisco Pereira Borges, mais conhecido como padre Chiquinho.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_2174.jpg

A santa missa foi iniciada com a entrada das imagens peregrinas, que foram conduzidas pelos grupos de rua e comunidades eclesiais de base da Paróquia. Durante um mês, as imagens visitaram os lares de várias  famílias, um período de preparação para o festejo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_2289.jpg

Em sua homília, padre Edvaldo dos Santos, falou sobre a importância de vivenciar o tema do festejo. “A festa de São Sebastião desse ano, nos convida a refletir sobre uma igreja de participação, comunhão e missão, com o lema evangelizar. Ser uma igreja viva, é preciso ser uma igreja que sai de si mesmo, que sai das suas estruturas para ir ao encontro do outro […]. Não é viver a comunhão apenas com palavras, mas de fato estabelecendo essa comunhão, viver como uma verdadeira comunidade, a semelhança do próprio Jesus Cristo, que em tudo procurou fazer a vontade do Pai”, disse.

A primeira noite de missa novena reuniu um grande número de pessoas, dentre autoridades como o prefeito de Patos Joaquim Neto, a primeira-dama, Auzenir Costa, o vice-prefeito, Luiz Evaristo, o Luizinho, os vereadores Wilson Vieira e Marlon Costa, além de secretários municipais e a população em geral.

Em Entrevista, padre Chiquinho, disse que o festejo é um momento de reflexão e renovação da fé. “Estamos vivendo um momento fortíssimo de renovação da fé, mas também de compromisso, com um olhar voltado para São Sebastião, que foi um cristão fiel a Jesus Cristo”, disse o pároco, que ainda reforçou o convite a toda a comunidade para participar do festejo.

Antes da benção final, os sacerdotes fizeram a benção das crianças, bem como dois bebês foram apresentados à igreja.

Após santa missa, aconteceu a quermesse, um momento de integração e socialização entre a comunidade. O momento foi animado pelo cantor Denilson Fernandes.

A programação dos festejos segue até o dia 20 de janeiro. Diariamente, às 12h, acontecerá o Oficio da Imaculada Conceição, às 18h, a Recitação do Terço e, às 19h, serão celebradas as Missas\Novenas, que serão presididas por diversos padres da Diocese de Picos.

Na sexta-feira, 20 de janeiro, dia dedicado a São Sebastião, pela manhã será celebrada a missa pelo padre Chiquinho e, às 18h, acontecerá a Missa Solene da Festa de São Sebastião, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José.

Após a missa, será realizado o sorteio entre amigos. São dez prêmios: 1º – Sanduicheira; 2º -Batedeira; 3º – Liquidificador; 4º – Ventilador; 5º – Celular; 6º – Liquidificador;
7º – Carneiro; 8º – Bicicleta; 9º – Geladeira; 10º – TV.

Fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS