Connect with us

Picos

4° BPM reforça segurança nas escolas de Picos devido ameaças de ataques

Publicado

em

Como forma de garantir segurança e tranquilidade para a população, em especial a classe estudantil, o comando do 4° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Picos realizou nesta quinta-feira, 20 de abril, patrulhas de reforço de segurança nas escolas públicas e privadas do município.

A ação faz parte de um conjunto de medidas preventivas criadas para o combate à violência nas escolas, especialmente em relação ao dia 20 de abril, devido ao alto número de notícias que circulam pelas redes sociais sobre um possível ataque em massa que aconteceria em escolas de todo o país.

A ação visou integrar as forças de segurança com a comunidade, através da intensificação do policiamento em frente às escolas das zonas rurais e urbana de Picos, nos segmentos estadual e municipal, a fim de garantir a segurança dos estudantes, pais e professores.

De acordo com o comandante do 4° BPM de Picos, Major Felipe, a ação de policiamento empregou cerca de 160 alunos do curso de formação de soldados do polo de Picos, bem como toda a equipe de efetivo que estaria no expediente do 4° BPM neste dia 20, totalizando em torno de 180 profissionais.

“Cumprindo diretriz do Estado com a Secretaria de Segurança e o Comando Geral da Polícia Militar, hoje nós instituímos um ambiente operacional com foco combatível para aquelas fake news que falam acerca de alguns atentados, que seriam deflagrados no dia 20 de abril. Nós estamos com essa ação pontual, com esse reforço específico em toda a parte urbana e rural do município, além de estarmos integrados com toda a rede particular e pública por grupos de whatsapp, onde o fluxo de informações ocorre em tempo real”, afirmou.

Major Felipe, comandante do 4º BPM

O comandante ainda afirmou que devido a zona rural ser mais ampla e de difícil acesso, alguns efetivos do BEPI (antigo Patrulhamento Rural) colaboraram com a ação, através de rondas feitas em todas as escolas. Na parte da tarde, foram realizadas visitas às escolas, com apoio do Delegado Regional na parte de investigação.

Para a diretora do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), Irmã Ana Tereza, a atitude de Major Felipe em proporcionar medidas preventivas à violência nas escolas é de grande importância para toda a comunidade. “O Major Felipe fez a convocação de todos os diretores das escolas de Picos, para tratar sobre a realidade e refletirmos em busca de alternativas. Nesse contexto, foi criada a Rede de Proteção às escolas, uma ação de grande importância, que foi acolhida por todos os diretores. Essa parceria solidificada entre às escolas e a Polícia Militar ajuda a cuidar, prevenir e proteger. Por isso, deixo todo o meu agradecimento ao Major Felipe e todo seu efetivo, assim como ao Estado que também colocou-se à disposição para cuidar de todos. Assim nos sentimentos mais protegidos e mais fortalecidos”, disse.

Publicidade
Irmã Ana Tereza, diretora do IMH

Sobre as medidas adotadas pelo Instituto Monsenhor Hipólito, a diretora afirmou que o trabalho de segurança já foi redobrado, com a contratação de mais seguranças permanentes na escola. “O Instituto Monsenhor Hipólito sempre procurou favorecer a segurança dos seus alunos, através de parcerias com o Poder Público, com o Estado, e com o comando do município. Procuramos trabalhar sempre na proteção, prevenção e orientação, e para isso, já temos a presença permanente, na contratação de segurança ostensiva, que vai cuidar de toda a segurança dos nossos alunos, colaboradores e famílias. Além disso, temos toda a formação para os nossos colaboradores, onde passamos orientações de tudo aquilo que se faz necessário para a gente ficar mais seguros e com mais condições de agir de forma correta caso seja necessário”, completou.

Com todo o reforço na segurança das escolas de Picos, não foi constatada nenhuma ocorrência ou disseminação de informações indevidas sobre ataques nas escolas de Picos e região.

?

Fonte: Folha Atual

Facebook

MAIS ACESSADAS