Connect with us

DESTAQUES

Com apoio da Prefeitura de Picos, Proerd forma mais de 250 crianças no município

Publicado

em

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd – formou, na noite desta segunda-feira (25), 252 (duzentos e cinquenta e dois) estudantes no curso. O projeto foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Educação.

Esta é a segunda vez em que um curso do Proerd é aplicado em Picos. As escolas beneficiadas foram Antônio Marques (em Aroeiras do Matadouro), Maria Gil (no Parque de Exposição), Padre Madeira (centro de Picos) e Morada do Sol.

A primeira vez foi em 2013, quando o atual prefeito, Padre Walmir, era secretário de Educação. Ele disse ter se apaixonado pelo programa à época e que pretende levá-lo à todas as escolas municipais.

Padre Walmir de Lima

“A gente só tem a agradecer pela parceria. Em 2013, enquanto eu estava como Secretário de Educação, realizamos esse momento. Foram alguns meses de intensas aulas, instruções e depoimentos das nossas escolas. As drogas têm uma força muito grande. Estão tomando de conta da situação. Então, tudo o que fizermos ainda é poucos para combatê-la”, disse o prefeito.

Padre Walmir falou ainda de que forma a Prefeitura Municipal de Picos entrou como parceira do projeto na cidade.

Publicidade

Padre Walmir em seu discurso

“Nós entramos com a parte de material, lanches, organização e o espaço. Tudo isso ainda é muito pouco diante da grandeza desse projeto, mas é a maneira que estamos tendo para contribuir no combate às drogas. E, com certeza, juntamente com as famílias, estaremos reforçando essa parceria com o Estado e a Polícia Militar de Picos”, destacou.

Edivânia Barros, secretária de Educação de Picos, reforça a importância do Proerd, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade do município. Ela destaca que independentemente do número de crianças alcançadas, já há mudança na sociedade.

“Hoje estamos formando alunos de quatro escolas. Alunos estes que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Onde a probabilidade de algum deles vir a se envolver possa ser maior, embora saibamos que isso é relativo. A droga, infelizmente, pode chegar a qualquer lugar. E a escola é um lugar onde passa tudo: de bom e de ruim. Quando a gente tem programas como esse, vamos auxiliar para que elas possam se prevenir no ingresso das drogas. Nós temos consciência de que não atingiremos 100% delas, mas o número que atingirmos já nos ajudará a ter uma sociedade melhor, cidadãos mais conscientes diante do uso das drogas”, destacou.

Edivânia Barros, secretária de Educação

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, Coronel Edwaldo Viana, o Proerd é apenas um dos trabalhos desenvolvidos pela corporação na cidade, com o intuito de prevenir e coibir a ação das drogas no município.

“Esse é um dos trabalhos que temos desenvolvido em Picos. Há o repressivo, que é a prisão de bandidos todos os dias. Esse é um trabalho preventivo, juntamente com o Pelotão Mirim, onde nossos soldados se especializam para trabalhar a parte da prevenção com as crianças. E quero destacar nosso agradecimento ao Padre Walmir, nosso prefeito municipal, pois sem ele não teríamos feito isso aqui não. Sua parceria foi de suma importância para nós”, disse.

Publicidade

Ele declarou ainda que o intuito é chegar a todas as escolas da rede pública e privada da cidade.

Comandante Edwaldo Viana

“Estes são os primeiros colégios a serem alcançados, mas queremos muito mais. Queremos atingir a todos os colégios da rede municipal e também da privada. É um trabalho onde temos a consciência de que as drogas têm destruído as famílias, por isso nosso foco. Mesmo com poucos recursos, temos desempenhado nosso papel, graças a Deus, que nos tem sustentado. Picos é uma cidade muito grande e precisa dessa atenção especial, principalmente por ser um dos maiores entroncamentos do Nordeste”, destacou.

Além da formatura para as crianças, várias pessoas foram homenageadas como “Amigo do Proerd”, tais como diretores das escolas, professores, policiais instrutores, dentre outros. Uma delas foi a diretora do CIEM, Maria Santana. Ela ressaltou a importância de apoiar um projeto como este.

“Nós, dia após dia, vemos inúmeros casos de menores envolvidos no crime. Seja com tráfico, seja com roubo para manter o vício. São diversos lares devastados com esse problema. A sociedade como um todo deve apoiar esse tipo de iniciativa. As crianças são o futuro desta cidade, desta nação. Temos que cuidar delas, estruturá-las no psicológico, emocional e espiritual, para que não se envolvam com a criminalidade, pois a gente sabe bem o tipo de fim que as drogas trazem. Então vamos todos abraçar essa ideia. Se cada um faz sua pequena parte, quando juntarmos, o todo será grande, e as consequência benigna dele também”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS