Connect with us

Marcolândia

Prefeitura de Marcolândia desenvolve ações do programa Crescer Saudável

Publicado

em

A gestão “Amor e respeito pelo povo” que tem à frente prefeito Corinto Matos, realizou mais um conjunto de ações do Programa Crescer Saudável, voltadas para os cuidados com a comunidade escolar de Marcolândia.

As ações do Crescer Saudável são desenvolvidas pela Câmara Técnica de incumbência da Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Educação. Em Marcolândia o programa foi implantando no ano de 2021.

O Programa Crescer Saudável, criado em 2017, estabelece, no âmbito do Programa Saúde na Escola, um conjunto de ações a serem implementadas com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil no país por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), para as crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I.

A ação no município consiste em avaliar o estado nutricional de alunos nas escolas, como peso, altura e imc (índice de massa muscular).

Além disso é avaliado o consumo alimentar das crianças matriculadas na Educação Infantil e com alunos do Ensino Fundamental I.

A nutricionista Tuanny destaca que após identificação de alunos com sobrepeso e obesidade os familiares são contatados.

Publicidade

“Estamos realizando palestras falando sobre a obesidade infantil, a prevenção, os meios de identificar e cuidar. A partir daí essas crianças são encaminhadas para a intervenção e o cuidado na rede de atenção na saúde, onde terão acompanhamento feito por nutricionista para tentar reverter esses casos”, exlplica.

A obesidade infantil está relacionada a diversas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e má formação esquelética. É caracterizada por excesso de gordura corporal em crianças de até 12 anos, sendo considerado sobrepeso quando o peso da criança está, no mínimo, 15% acima do peso, para sua idade referência.

“A atenção primária é o espaço para identificar precocemente esse ganho de peso excessivo, fazer o acompanhamento correto e evitar as complicações”, concluiu a nutricionista.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS