Connect with us

Santana do Piauí

SANTANA | Novo sistema de abastecimento de água beneficia moradores da comunidade Barro

Publicado

em

Água tratada 24 horas na torneira. Essa é a realidade dos moradores da comunidade Barro, zona rural de Santana do Piauí, que receberam novo sistema de abastecimento de água, administrado pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (SISAR-PI). A solenidade de inauguração ocorreu na noite desta terça-feira (29) na quadra poliesportiva da localidade e contou com a presença massiva dos moradores.

O sistema de abastecimento e tratamento de água foi implantado pelo SISAR-PI em parceria com a Associação de Pequenos Agricultores do Povoado Barro, projeto AMA/AMBEV, Fundación AVINA e Prefeitura Municipal, contando atualmente com 330 ligações que beneficiam 1.280 pessoas. O resultado da ação garante melhoria na qualidade de vida, saúde preventiva e sustentabilidade social.

O morador da comunidade Barro, Francisco Gilson Silva, destacou que o novo sistema só trouxe melhorias para o povoado, atendendo de forma ampliada todos os moradores.

“Aqui no Barro nós moradores sofríamos muito com a falta de água, não chegava para todos. Agora depois do SISAR, é diferente, temos água 24h, em todas as casas, água tratada”, afirmou o morador.

O presidente da Associação de Pequenos Agricultores do Povoado Barro, Edilberto Felipe, ressaltou que o sistema será gerido de forma responsável, onde se busca atender as demandas dos moradores.

“Aqui no Barro, haviam três poços trabalhando, já fui bombeiro e sempre era estressante o trabalho, muitas reclamações, era uma minoria que tinha água na torneira, porque o desperdício era muito grande. Acredito que o SISAR-PI, a exemplo de outra comunidade que acompanhamos, a Lagoa dos Marcelinos, vai gerir de forma responsável o sistema, beneficiando a todos”, disse o presidente.

Publicidade

A prefeita Maria José (Progressistas), em seu pronunciamento, pontuou que o novo sistema de abastecimento além de levar água com qualidade às famílias beneficiadas, ainda gera economia para o município.

“Antes da chegada do SISAR a Santana, o município chegou a pagar até R$ 40.000,00(quarenta mil reais), parcelamento do consumo dos poços tubulares da zona rural com a ELETROBRAS. Com a chegada do projeto, esse valor caiu para R$ 19.000,00 (dezenove mil reais)”, e esses recursos economizados estão sendo usados em outras demandas da gestão”, comemorou a gestora.

A gestora santanense acrescentou que devido aos bons resultados obtidos com o novo sistema hídrico, a gestão já foi interpelada por moradores de outras comunidades que desejam a implantação do mesmo.

A gerente comercial da AMA/AMBEV, Caroline Goes, falou da parceria e da alegria em poder contribuir com a comunidade Barro. Na ocasião, a gerente ainda entregou um certificado à prefeita Maria José, simbolizando a chegada da AMA no município.

“Para nós é uma extrema alegria chegar nesta comunidade, comprovarmos o funcionamento do sistema e ter a ciência de que estamos colaborando com a vida de tantas pessoas. Agradecer a prefeita Maria José pela parceria e apoio que aqui tivemos”, frisou a Caroline.

Publicidade

A gerente de Sustentabilidade Corporativa da AMA/AMBEV, Mariana Bazzoni, em sua fala, teceu considerações sobre o projeto que leva água para as comunidades.

“Nossa empresa busca contribuir com o bem social, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim fazemos com o desenvolvimento desses projetos, contribuindo para melhorar o acesso a água no semiárido do Piauí”, enfatizou Mariana.

Também presente na solenidade, a gerente programática da Fundación Avina, Juliana Estrobel, comemorou o sucesso do projeto na comunidade Barro.

“Chegamos nesta comunidade, visitamos os moradores, pudemos comprovar o uso do sistema ouvindo a avaliação dos moradores. Acredito que o novo sistema muito vai contribuir com a vida dos moradores”, disse Juliana.

O diretor do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Luiz Cláudio Lima Macedo, destacou o sucesso do modelo de abastecimento d’água gerido pelo SISAR em todo o Piauí e elogiou a prefeita Maria José, por proporcionar a implantação do modelo na cidade santanense.

Publicidade

“Nós temos necessidade de água de qualidade todo tempo, 24h por dia, ao contrário poderemos gerar doenças de veiculação hídrica, inclusive mortes, em especial de crianças e idosos, gerando assim gastos com saúde, por isso precisamos de um sistema como esse, com água de qualidade e com taxas que cabem no orçamento familiar, gerando maior expectativa de vida da população”, destacou Luiz Cláudio.

O gerente executivo do SISAR-PI, Jairo Meneses Bezerra, agradeceu à prefeita Maria José, pelo apoio na implantação do sistema SISAR no município, e disse que sua maior satisfação é ouvir moradores e presidentes de associações dizer que nas comunidades atendidas pelo sistema, a exemplo de Barro, tem água com abundancia e de qualidade.

Presenças

A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita de Santana do Piauí, Maria José; secretários municipais: José Leal(Obras); Francisco Carvalho(Saúde); Tarciana Bernardes(Assistência Social); Neilton Leal(Esportes) e Netinho Moura(Agricultura), dos vereadores: Clarete Rabêlo(MDB), Ricardo Rodrigues(PTB), Antônio de Hercília(MDB), Egivan Miguel(MDB), além das lideranças Neli Borges, Otacílio Almeida, Raimundinho Cassiano.

Também estiveram presentes o presidente da Associação de Pequenos Agricultores do Povoado Barro, Edilberto Felipe; gerente de Sustentabilidade Corporativa AMA/AMBEV, Mariana Bazzoni; gerente comercial água AMA/AMBEV, Caroline Goes; gerente programática da Fundación Avina, Juliana Estrobel; diretor do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Luís Cláudio Lima Macedo; presidente do SISAR/PI, Olinda Joana da Conceição; gerente executivo do SISAR-PI, Jairo Bezerra e usuários do novo sistema de abastecimento hídrico.

Publicidade

 

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Santana do Piauí

…………………………………………………………………….

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS