Connect with us

DESTAQUES

SÃO JULIÃO | Fiéis mantém tradição e participam da 145ª festa de Nossa Senhora da Conceição; veja fotos

Publicado

em

 

Na manhã deste sábado (08) foi dia de alimentar a fé na pequena cidade de São Julião, município localizado a 391 km da capital do estado. Centenas de fiéis devotos de Nossa Senhora da Conceição participaram da missa solene e a procissão de encerramento da festa da padroeira, uma tradição religiosa secular, que se mantém viva há 145 anos.

A santa missa foi presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio em Pio IX, padre Gregório Leal Lustosa e concelebrada pelo padre Gildo Coelho, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Fronteiras, pelo qual a comunidade católica de São Julião, faz parte.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Publicidade

SÃO JULIÃO | Novena e missa marcam a 1ª noite do 145º Festejo de Nossa Senhora da Conceição; fotos

– Padre Wagner celebra 7ª noite de novena em honra a Nossa Senhora da Conceição em São Julião

Devido à possibilidade de chuvas na região, este ano a Santa Missa aconteceu dentro da Igreja, numa demonstração de fé, centenas de fiéis católicos lotaram a igreja e os seus arredores durante a celebração.

Após a Missa, foi realizada a tradicional procissão com a imagem da excelsa padroeira, que percorreu ruas do Centro da cidade e retornou à Igreja Matriz, onde aconteceu o arreamento da bandeira e a bênção do Santíssimo Sacramento. Para os devotos, o dia foi de agradecer pelas graças alcançadas, se consagrar a Nossa Senhora e renovar os votos.

Durante a homilia o padre Gregório falou da importância da Virgem Maria. “Hoje, celebramos com toda a exultação do nosso coração, a Imaculada Conceição de Maria. Ela foi concebida desde o primeiro instante sem a marca do pecado, Ela foi e, é, sem pecado, Ela preservou em si a graça de Deus. Por isso, queridos irmãos e irmãs, exaltamos ao Senhor Nosso Deus, porque, escolheu para Si uma digna morada em Maria. Exaltamo-Lo! Pois, fez da Sua humilde e pobre serva, nosso modelo de santidade para a vida. Quando contemplamos a Imaculada Conceição de Maria, encontramos n’Ela um referencial às nossa vida. Deus deseja que, o nosso caminho seja sem pecado, mas o pecado está à frente da nossa vida, no entanto, caminhar na graça é caminhar nas sendas do Imaculado, que nos auxilia na luta contra os pecados. E essas sendas estão à nossa frente, nos guiando”, disse.

Publicidade

Muitos pagadores de promessas acompanharam a missa e a caminhada de pés descalços ou vestidos de azul. Uma dessas devotas entrevistada pela nossa reportagem foi à senhora Jeane Cassia que falou das graças alcançadas. “Estar aqui na festa de Nossa Senhora da Conceição é gratificante. Muitas graças foram alcançadas por mim e pela minha família, através da intercessão da Virgem Maria. Portanto hoje foi dia de agradecer”, disse.

O ex-prefeito do município Carlos Alberto Bezerra de Alencar – o Carlão, que é irmão do prefeito atual Dr. Jonas,  participou da missa e procissão de encerramento e disse que é afilhado de Nossa Senhora da Conceição, bem como de São Francisco de Assis.

“Há 145 anos São Julião rende graças a Nossa Senhora da Conceição. Ela é uma protetora desta terra que tanto amamos. É muito bom participar desta missa e da procissão, onde nós temos a felicidade de reencontrar amigos do município que residem aqui e que vem de outros municípios e até estados para se confraternizar. Eu me sinto feliz e grato a excelsa padroeira e mais feliz ainda em poder abraçar e rever nossos familiares e amigos, num momento de muita oração”, disse.

_Avaliação do festejo:

Em entrevista ao portal Cidades Na Net, o padre Gildo Coelho fez uma avaliação positiva do festejo, destacou a grande participação em todos os momentos da festa, desde a organização até as celebrações. “A palavra de ordem é gratidão, são várias as razões para agradecer: o planejamento e o engajamento das equipes e do povo, a organização; tudo que foi solicitado vimos à realização. Tivemos um grande número de devotos todos os dias. Tivemos vários momentos de partilha, de oração que certamente marcou o povo de São Julião, para celebrar a festa da Imaculada Conceição, foi de fato um período de bênçãos”, disse o sacerdote que sente feliz em conduzir a comunidade pelo 1º ano.

_Presenças:

Publicidade

Várias autoridades estiveram no encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, entre eles: o prefeito do município, Dr. Jonas, os ex-prefeitos, Carlão, Ota Bezerra, Edilberto Luz, a Secretária de Educação, Claudete, que esteve sempre envolvida para que a festa de Nossa Senhora acontecesse da melhor maneira possível. E ainda os prefeitos Márcio Alencar (De Alegrete do Piauí), Jorismar Rocha (De Alagoinha do Piauí), Edilson Brito (De Vila Nova do Piauí) e Maria José (De Fronteiras), que esteve acompanhada da secretária de Educação, Verônica Ribeiro, ale, de vereadores, secretários de vários municípios.

_O festejo:

As celebrações da 145ª Festa de Nossa Senhora Conceição tiveram início dia 29 de novembro. Desde então, diariamente, eram realizados pelo menos três momentos de oração – o Ofício da Imaculada Conceição, a meditação do Terço e a missa novena. A exemplo dos anos anteriores, o maior evento religioso do município teve grande participação. Além da comunidade católica de São Julião, a cidade recebeu visitantes de outras cidades e estados.

Este ano, o festejo refletiu sobre o tema “Ó Maria vinde a nós e ensina-nos a rezar” e o lema “Alegra-te, o Senhor está contigo” (Lc 1,28)

_Veja mais fotos da missa solene e procissão:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS