Connect with us

Simões

SIMÕES | Escola José Bento realiza formação com integrantes dos conselhos e Comitê de Mediação de Conflitos

Publicado

em

A Unidade Escolar José Bento de Carvalho Filho, em Simões, realizou na noite desta terça-feira 25 de abril, um momento formativo para os Conselhos Escolar e de Classe e para o Comitê de Mediação de Conflitos.

O momento contou com grande público da comunidade escolar, reunindo membros do Conselho Tutelar, do CREAS, alunos, pais, todo o corpo docente e representantes do corpo discente.

O momento foi iniciado pela diretora Maria Suely, que apresentou os membros de cada conselho e do comitê. Em seguida, abordou sobre conselho escolar e os segmentos que o compõe, a finalidade e o papel do mesmo. Ela falou também sobre a fundação do conselho, que na ocasião estava completando seus 26 anos.

Em seguida, a coordenadora Fabrícia Sampaio abordou sobre o Conselho de Classe e sua forma de atuação, frisando que o mesmo é um órgão de natureza consultiva e deliberativa, que atua de diariamente.

Seguindo com a pauta, o coordenador Carlos José e a secretária Marinalva Conceição, fizeram uma explanação sobre o comitê de mediação de conflitos, abordando o que é, quando foi instituído, quais os objetivos e competências do mesmo.

O momento foi enaltecido pela presença da mãe de aluno e membro do Conselho Escolar, Nilda Ramalho, que fez uma abordagem sobre o autismo, apontando direitos do autista, aspectos da convivência com autista e formas de identificar quando uma pessoa tem características do TEA.

Nilda Ramalho falou sobre a importância do momento. “Fazer parte do Conselho Escolar da Escola Estadual José Bento e ser convidada para falar sobre um tema importantíssimo como “Autismo, e o papel da escola no processo de Inclusão”, me faz uma mãe ativista confiante de que a luta para conscientizar nunca será em vão e que um momento para lembrar que abril é o mês de Conscientização sobre o Autismo, também sobre o Bullyng e ainda celebrar a existência de 26 anos da escola, é saber que temos uma Gestão Escolar que se importa com as diversidades existentes e visão de como melhorar o ambiente, com responsabilidade e empatia ouvindo todos que possam de alguma forma colaborar para as melhorias dentro da escola, certamente, fazendo de seus alunos, seres humanos melhores hoje e sempre”.

Ela ainda destacou a importância da busca de informação e conscientização por parte da população. “Os bons exemplos precisam serem seguidos, e espero que todos tenham voz para mudar e sair do retrocesso. Precisamos urgentemente que toda a comunidade seja sensibilizada e tenha interesse em buscar informações e se atentarem as causas que precisam de uma rede de apoio e que essa rede esteja presente na escola, na igreja, no supermercado, na praça, no transporte, na rua, porque somos todos iguais e com os mesmos direitos de ir e vir sem olhares cheios de preconceitos e pré-julgamentos desnecessários, assim evitando prejuízos físicos e psicológicos aos familiares, principalmente à pessoa em questão, seja ela TEA (Transtorno do Espectro Autista), PCD (Pessoa com Deficiência) ou não.”

Em seguida, a representante do CREAS, Antônia Miranda, também ressaltou a relevância do momento. “Hoje foi um dia muito especial, a palavra é gratidão a Deus e a todos que fizeram dessa formação uma mistura de conhecimentos e emoções. Resgatando o desejo de fazer o máximo por nossa comunidade escolar, favorecendo a sociedade em geral”.

A diretora Suely destacou que o momento ímpar e de grande aprendizado. “Entendemos que a educação não se faz sozinha, sendo uma via de mão dupla onde precisamos juntar as forças para obter uma sociedade cada vez mais democrática”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS