Connect with us

Vila Nova do Piauí

É HOJE | Aniversário de 19 anos da Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí. Participe!

Publicado

em

A Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí celebra aniversário de 19 anos de existência e transformação cultural. Sediada na avenida Central, 275, em Vila Nova do Piauí, as atrações alusivas desta noite, 28 de setembro, serão realizadas logo mais à 19h.

Neste ano por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a comemoração será virtual (on-line), transmitida através do canal no Youtube pelo endereço @bibliotecapatativadoassare.

A programação foi elaborada através da Sociedade Amigos da Biblioteca e Secretaria Municipal de Cultura.

Atrações

Serão 32 apresentações culturais na live de hoje que contará com a participação de músicos, poetas, artistas plásticos, dançarinos, brincantes de reisado e um bate-papo sobre o direito à literatura e à cultura com pessoas que fazem parte da história da Biblioteca, tais como Edinete Brito, Marli Veloso, Núbia Rocha e Vilebaldo Rocha.

Publicidade

“É um momento de celebrarmos a trajetória da Biblioteca, do poeta Patativa do Assaré que nos inspira e do poeta Jurdan Gomes que sempre foi nosso parceiro na defesa da cultura popular”, destacou a professora e ativista cultural Marli Veloso.

“Eles foram poetas que partiram, mas deixaram suas contribuições para história, cultura, literatura e que até hoje permanecem vivas”, acrescentou Marli.

Durante a programação haverá homenagens ao ex-prefeito, poeta, cantor, compositor, radialista e escritor, Jurdan Gomes, que faleceu no ultimo dia 09 de setembro, aos 64 anos, vítima de complicações cardíacas.

Inaugurada em 28 de setembro de 2001 com a missão de contribuir com a formação de leitores críticos, sujeitos de sua própria história e de ser instrumento de democratização do acesso ao livro, à leitura e literatura, a Biblioteca Patativa do Assaré registra mais de 93 mil visitas.

O nome é uma homenagem a uma das vozes mais contundentes da poesia popular brasileira, Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS