Connect with us

Vila Nova do Piauí

Saúde de Vila Nova do Piauí realiza mutirão de combate ao Aedes Aegypti

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí na gestão do prefeito Edílson Brito, através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente a secretária Almerinda Luz, realizou nesta segunda-feira (20), o II Mutirão de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Amarela Urbana, Zika Vírus e Chikungunya.

A ação objetivou combater a proliferação da larva do mosquito nos locais que apresentaram notificações, tendo em vista o grande número de casos confirmados da dengue no município. O mutirão foi realizado no Centro, nos bairros Ulisses Guimarães, Santo Antônio, Wall Ferraz e Retiro, e no Km 63.

Durante o mutirão, a equipe de limpeza recolheu materiais e objetos que servem de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti.

O prefeito Edilson Brito que acompanhou o trabalho da equipe destacou que mesmo em meio à pandemia não devemos esquecer as outras doenças, como a dengue. Tendo em vista,  que a situação requer cuidado redobrado.

Prefeito Edilson Brito

“Em tempos de prevenção ao coronavírus, os vila-novenses não podem se esquecer do combate a outras doenças, por isso, peço o cuidado e cooperação de todos. É muito importante que as pessoas não deixem de fazer sua parte, para mantermos o município livre do mosquito da dengue”, reforçou o gestor.

A secretaria de Saúde, Almerinda Luz, relatou que os locais foram escolhidos porque apresentam o maior número de pessoas contaminadas, e afirmou que o boletim epidemiológico da dengue, é atualizado semanalmente. Até o momento já foi confirmado 26 casos da doença.

Publicidade

Secretária de Saúde, Almerinda Luz.

“Esse número aponta as pessoas que procuraram os serviços e foram diagnosticadas clinicamente ou laboratorialmente, mas temos informações que muitas outras tiveram os sintomas, mas não procuraram o atendimento. Reforçamos o pedido para que procurem as Unidades de Saúde para a realização dos procedimentos necessários, não se mediquem sem prescrição médica e realizem as limpezas domiciliares para combater os focos do Aedes Aegypti”, recomendou.

O enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família, Dayro Coutinho, explicou que devido à pandemia foi selecionada apenas uma parte da equipe da Saúde para o mutirão, e relatou que todos os profissionais foram instruídos e seguiram as recomendações das autoridades de saúde, respeitando o distanciamento social.

Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família, Dayro Coutinho.

“O trabalho foi realizado com uma quantidade reduzida de pessoas devido a pandemia, mas a ação foi realizada com êxito. Agradeço a iniciativa da gestão e a colaboração da população. Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os profissionais que participaram do mutirão. Trabalhamos juntos em prol da saúde de todos!”, disse.

Confira as imagens:

Matéria Relacionada: Saúde de Vila Nova irá realizar o ‘II Mutirão de prevenção contra o Aedes Aegypti’

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS