Connect with us

POLÍCIA

Advogados são presos em Corrente acusados de aplicar golpe em aposentados no Piauí

Publicado

em

A Polícia Civil em parceria com o Ministério Público Estadual deflagrou nas primeiras horas da manhã de hoje (26/03) a operação Serendipta. A ação resultou na prisão de sete pessoas, dentre elas quatro advogados. O esquema descoberto envolvia lesão de pessoas idosas e de instituições financeiras, através do ingresso de ações no Juizado Especial do município de Corrente, localizado no  extremo Sul do Estado. O grupo já atuava há cerca de cinco anos, e, só em 2014, estima-se que foram embolsados mais de R$ 1 milhão.

As investigações que resultaram na operação foram iniciadas há um ano e três meses, pela 1ª Promotoria de Justiça de Corrente, em conjunto com o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Piauí.  Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão, quatro conduções coercitivas e dez buscas e apreensão. O Poder Judiciário determinou o bloqueio de bens e contas e quebra de sigilo bancário e fiscal de todos os envolvidos.

Segundo a polícia, a organização criminosa atuava prometendo cancelar empréstimos de  aposentados, ingressando com ações no Juizado Especial Cível da Comarca de Corrente, utilizando de armadilhas para lesar as vítimas, bem como instituições financeiras. As investigações também apontaram que o grupo criminoso contava com a participação de um funcionário público do Poder Judiciário.

A operação foi nomeada Serendipta  por conta do fato de na  mesma terem surgido fatos novos que, incialmente, não eram objeto de investigação, os quais culminaram na operação Captação, ocorrida em 05 de outubro de 2014, que resultou na apreensão de mais de R$ 200 mil, destinados à compra de votos.

A Ordem dos Advogados do Brasil  investiga, administrativamente, alguns dos advogados envolvidos no esquema.  A operação  Serendipta contou com o apoio da Delegacia Regional de Polícia de Corrente e do 10º Batalhão de Polícia Militar.

Publicidade

Por meio de nota, a OAB informou que os representantes da Subseção e da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Advogado estão acompanhando a operação, garantindo que as prerrogativas profissionais sejam resguardadas. Comunica, ainda, que o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PI irá apurar todas as informações referentes ao caso, garantindo aos envolvidos o direito à ampla defesa e contraditório.

 

Fonte: O Olho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS