Connect with us

POLÍCIA

Caso Fernanda Lages: Resultado até o fim do semestre, garante promotor

Publicado

em

Na terça-feira (26/04) a Força Nacional apresentou os resultados das feitas durante os nove meses que atuou no Piauí. O promotor de Justiça Ubiraci Rocha, da 14ª Vara, participou representando o Ministério Público e fez rasgados elogios às investigações.

Ao fazer elogios ao trabalho da Força Nacional, por, segundo ele, ter “resgatado procedimentos investigatórios que estavam parados” Ubiraci Rocha fez com que fosse lembrado o Caso Fernanda Lages, do qual ele está a frente sozinho, após seu companheiro de Ministério Público, Eliardo Cabral, pedir aposentadoria.

Para quem não lembra, durante trezes meses (de agosto de 2011 a setembro de 2012), os promotores declararam em entrevistas à vários veículos de comunicação que existiam “provas concretas” de que havia um assassino da estudante Fernanda Lages, encontrada morta no prédio em obras localizado na zona Leste de Teresina em 25 de agosto de 2011.

Cobrança da imprensa
O jornalista Ieldyson Vasconcelos, em seu programa Bom Dia Meio Norte, da TV MN, na manhã desta quinta-feira (28/04), fez questão de relembrar o caso e cobrou: “É hora de o promotor Ubiraci vir a público esclarecer as afirmações que fez ao lado do promotor Eliardo Cabral. Sei que é um cidadão, um grande representante do MP, mas como está o Caso Fernanda Lages? A população, sobretudo a família, precisam saber: que história é a verdadeira: a do suicídio relatada pelas Polícias (Federal e Civil) ou a do assassinato contada pelos promotores (Ubiraci e Eliardo)?”

Fernanda Lages: jovem morreu em 2011 e até hoje o caso é um ponto de interrogação (Foto: Divulgação)

Fernanda Lages: jovem morreu em 2011 e até hoje o caso é um ponto de interrogação (Foto: Divulgação)

Publicidade

Cadê o Eliardo?
Eliardo Cabral se aposentou proporcionalmente ao tempo de serviço, mesmo antes de completar os 35 anos de trabalho. Ubiraci Rocha continua o processo que está prestes a completar cinco anos em aberto. As ultimas diligências solicitadas por Ubiraci Rocha à Policia civil que se tem conhecimento, ainda em 2013, seriam para esclarecer pontos obscuros do caso na visão do MP. Solicitaram que a Policia civil identificasse um suposto homem que teria sido visto em companhia de Fernanda e Naira as 3h30 do dia 25 de agosto de 2011 na frente da obra do MPF.

Diligências envolve o ex
Duas outras duas diligências seriam para aprofundar as investigações sobre Pablo Vidal, ex-namorado de Fernanda Lages, e também sobre Daniel Said, um advogado que teria feito várias ligações para Fernanda naquela madruga de 25 ade agosto de 2011. O MP não estaria acreditando no álibi de Pablo. Segundo os promotores teria sido frágil pelo entendimento e mereceria maior apuração. Vale ressaltar que ainda naquela época o próprio Eliardo Cabral, sempre o mais estridente dos promotores em todas as suas entrevistas, disse que considerava Pablo um “inocente” que não faria mal a ninguém. Eliardo falava em um “figurão, da alta sociedade, do pé que calça 44”. Depois da conclusão policiais, nunca mais se manifestou. E a população ficou com esse ponto de interrogação até hoje.

Ubiraci Rocha quebra o silêncio e fala sobre o Caso Fernanda Lages (Foto: Divulgação)

Ubiraci Rocha

Promotor garante concluir até o fim deste semestre
A reportagem do o Olho entrou em contato com Ubiraci Rocha para que se pronunciasse. Por telefone ele comentou sobre o caso, após um longo tempo em silêncio. “O processo continua em aberto realmente. Estamos esperando o resultado de algumas diligências e isso demanda tempo”. Questionado sobre que diligências seriam essas, o promotor disse que não poderia revelar: “Por questão de sigilo do processo não posso revelar quais são”. Mas garantiu que pretende entregar tudo ainda até o fim deste primeiro semestre de 2016. “Acredito que concluiremos tudo até o fim deste semestre. O Ministério Público não pode seguir como o caso sendo crime porque para isso precisa-se de dois requisitos básicos: materialidade e autoria. E pelo que as Polícias Civil e Federal concluíram, que foi pelo suicídio ou acidente, não se tem nenhum desses requisitos. Agora esperamos o resultado dessas diligências para tentar alterar o rumo das coisas e possivelmente encontrar alguma materialidade, primeiramente, para depois podendo ter uma tese de autoria”, pontuou.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS