Connect with us

POLÍCIA

Gaeco confirma que R$ 550 mil foram desviados de reformas de escolas em cidade do PI

Publicado

em

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) divulgou nesta quarta-feira (20) o balanço da Operação Canteiro de Obras, que apura fraude na contratação de empresas para realização de reformas de escolas em Manoel Emídio. Segundo a investigação, foram desviados R$ 550 mil dos recursos públicos.

De acordo com o Gaeco, a contratação das empresas era feita pelo ex-prefeito de Manoel Emídio para realização de reformas em várias escolas do município, com o pagamento da obra com dinheiro público sem a execução do serviço. Também foi apurada a ocorrência de delitos como desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, associação criminosa e crimes contra a administração pública.

Conforme a coordenadora do Gaeco, Débora Aguiar, foi constatada a não realização das obras e que o pagamento ocorreu em duplicidade, já que tanto a empresa como pedreiros e lojas de materiais de construção foram pagos. Por esse motivo, o ex-prefeito foi cassado pela Câmara Municipal no ano de 2018.

Durante a operação, deflagrada no dia 12 de novembro, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Manoel Emídio, Floriano e Barão do Grajaú, no Maranhão. Os alvos, além do ex-prefeito José Medeiros da Silva, foram servidores públicos do município de Manoel Emídio e empresas investigadas por participação no esquema criminoso.

Foram apreendidos 21 celulares, notebook, tablets, pendrives e documentos como: cheques assinados, envelope de depósito, recibos de posto de combustível, comprovante de Transferência Eletrônica Disponível (TED), folhas de papel com anotações diversas, notificação judicial, canhotos de cheques do BB, talão com notas, agenda, entre outros.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS