Connect with us

POLÍCIA

Skatista envolvido em fraude dá entrada no HUT e é preso após exame

Publicado

em

O skatista Zacarias Gondim, de 20 anos, foi preso na manhã deste sábado (21) após dá entrada no Hospital de Urgência de Teresina. Segundo a a assessoria da unidade, o jovem alegou sentir fortes dores de cabeça e chegou a realizar uma tomografia, mas o exame não apontou qualquer problema de saúde e ele foi liberado. Zacarias é investigado por fraude de documentação pública e estelionato ao fazer uma campanha arrecadando dinheiro para um tratamento de leucemia aguda.

Gondim saiu da unidade preso pela equipe da Polícia Civil e conduzido à Delegacia Geral, onde será ouvido pelo delegado de plantão. Ao sair do hospital, o jovem skatista falou com o G1 e assumiu que tem consciência do que fez e revelou ter fraudado o laudo médico que apontava leucemia aguda. “Agora eu vou responder pelo o que fiz. Foi um ato de despero, pois não sei o que tenho. As pessoas que doaram o dinheiro não precisam se preocupar, pois elas receberão a quantia de volta. Eu mesmo entrarei em contato com elas”, declarou.

Laudo falso fornecido por Zacarias para um amigo (Foto: Catarina Costa/G1)
Laudo falso fornecido por Zacarias para um amigo
(Foto: Catarina Costa/G1)

Um dos policiais que acompanhou Zacarias no HUT revelou que o investigado confessou ter realizado saques na conta bancária, usada na campanha nas redes sociais. O delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, declarou que ainda não há mandado de prisão expedido contra o skatista, mas apenas investigações por suposta fraude em documentação pública e estelionato estão em andamento.

Irmão de Zacarias alega que ele está realmente doente (Foto: Catarina Costa / G1)
Irmão de Zacarias alega que ele está realmente
doente (Foto: Catarina Costa / G1)

“Mandei uma equipe ao HUT para acompanhar o caso. Chegamos a receber a história de que ele tentou suicídio, mas isto foi descartado. Várias pessoas que fizeram doações de dinheiro já compareceram à delegacia para prestar o boletim de ocorência. As vítimas começam a ser ouvidas na segunda-feira”, explicou o delegado.

O irmão de Zacarias, Emanuel Castelo Branco, informou que há três meses o skatista vinha apresentando fortes dores de cabeça e a vomitava sangue. “Ele tem alguma coisa, só não sabemos o quê. Inclusive quando acionamos hoje a ambulância, o Zacarias chegou a ter uma parada respiratória na frente do bombeiro que atendeu a ocorrência”, contou.

Emanuel disse acreditar no irmão e chegou a acompanhá-lo nos exames no dia anterior. “Nessa sexta-feira cheguei a ir com ele no hospital particular para fazer novos exames, mas foi descartado a possibilidade de leucemia. Depois disso, ele me revelou ter fraudado o laudo médico do Hemopi por desespero. Este foi o único crime que meu irmão cometeu”, alegou.

Para o irmão de Zacarias, o skatista não cometeu o crime de estelionato ao criar uma campanha arrecadando dinheiro para o tratamento de leucemia. “Foi algo precipitado, não sei explicar. Ele não tinha ideia da proporção que a campanha iria tomar, só que não fez isso com intenção de criar um golpe. O Zacarias chegou no hospital passando mal, mas o médico libera porque diz que ele não tem nada. Não é certo!”, declarou.

Publicidade
print Zacarias Skatista (Foto: Divulgação/Facebook)
Campanha de Zacarias Skatista ganhou repercussão nas redes sociais (Foto: Divulgação/Facebook)

Entenda o caso
Zacarias Gondim Lins iniciou na semana passada uma campanha na internet pedindo apoio dos amigos para o custeio de um tratamento de leucemia. O skatista gravou um vídeo falando sobre a descoberta da doença e o pedido repercutiu nas redes sociais.

“Perdi a minha mãe há um ano e uma das influências de eu ter tido um câncer foi esse. Eu estou aqui hoje para pedir ajuda. Como o meu quadro é agudo, a médica pediu para eu tratar a minha doença em São Paulo porque aqui no Piauí não se faz transplante de medula óssea. A minha médica disse que eu não tenho condições de receber as quimios (quimioterapias). Eu preciso ir para lá urgente”, disse o skatista em vídeo nas redes sociais.

Para a Polícia, há indícios que o exame usado pelo atleta seja falso. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) informou que o laudo apresentado pelo skatista não é autêntico.

 

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS