Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Vereador Bernardino propõe Título de Cidadania ao padre Fernando

Publicado

em

O padre Fernando Amando de Sousa, pároco da Paróquia Santo Antônio, sediada em Padre Marcos, e que abrange, também, a Área Pastoral de São José, em Belém do Piauí, poderá receber a mais importante honraria do município, o Título de Cidadania.

O vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (MDB) apresentou no plenário da Câmara Municipal, durante sessão ordinária realizada na última sexta-feira, 23 de abril, um Projeto de Decreto Legislativo que trata da concessão da honraria, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados ao município.

A matéria foi apresentada e encaminhada para análise dos vereadores nas Comissões competentes. Conforme o texto, se aprovado, a outorga do Título de Cidadania acontecerá em dezembro, na semana em que se comemorará o 26º aniversário de emancipação político-administrativa de Belém do Piauí, em sessão solene da Câmara Municipal.

Biografia

Padre Fernando Amando de Sousa é natural do município de Patos do Piauí, a e filho de uma família simples de agricultores. Seus pais são Amando Jerônimo de Sousa e Germana de Jesus Carvalho.

Publicidade

Iniciou seus estudos em 1992 na sua própria residência e teve como primeira professora a sua mãe. De 1995 a 1998 estudou na Unidade Escolar Pio Francisco de Sousa, na sua comunidade de origem, Capim — Patos do Piauí. De 1999 a 2002, cursou o Ensino Fundamental na Unidade Escolar Cicero José da Costa, no Povoado Cajueiro.

Em 2006, aos 19 anos, decidiu entrar para o Seminário Menor São José, em Picos, onde cursou o Ensino Médio nos anos 2006 a 2008 no Instituto Monsenhor Hipólito (IMH). Cursou Licenciatura em Filosofia e Bacharel em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, em Teresina, no período de 2009 a 2015.

Em janeiro de 2016, dez anos depois, padre Fernando foi ordenado diácono, título dado ao primeiro grau do Sacramento da Ordem, pertencente à Igreja Católica. Durante seis meses cumpriu seu estágio diaconal na Paróquia de São Simão, em Simões PI, onde trabalhou nos municípios de Simões, Caridade e Curral Novo do Piauí, acompanhado pelo padre Miguel Feitosa.

No dia 29 de julho de 2016, foi ordenado sacerdote em sua terra natal, Patos do Piauí. No mesmo ano, em 26 de agosto de 2016, tomou posse como 4º pároco da Paroquia Santo Antônio, em Padre Marcos e Belém do Piauí.

No governo da Diocese de Picos, foi referencial do Conselho Missionário Diocesano, e atualmente é Coordenador Diocesano do Clero e secretário da Comissão Regional de Presbíteros do Regional NE4.

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS