Connect with us

POLÍTICA

Governadores do Nordeste solicitam audiência com Bolsonaro para tratar de pauta conjunta

Publicado

em

Terminada a reunião com governadores eleitos e reeleitos do Nordeste na tarde desta quarta-feira (21/11) com objetivo discutir pautas a serem tratadas com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), o resultado foi a criação de uma carta assinada por todos os governadores solicitando uma audiência com o mesmo para tratar de seis principais itens comentados durante o Fórum.

O governador do Ceará, Camilo Santana falou sobre os principais pontos apresentadas na carta. “O primeiro ponto é sobre a retomada de obras paralisadas, obras importantes que estão paradas no Nordeste e em vários pontos do Brasil, isso é importante para gerar emprego, são obras de infraestrutura, educacional, rodovias. A importância e a preocupação com o desequilíbrio dos estados e municípios com o repasse do FPM e FPE, onde houve uma queda significativa, não só pela crise, mas por alguns questionamentos e discutimos também o equilíbrio federativo dos estados brasileiros para que o bolo possa ser dividido de forma equitativa”, explanou.

Outro ponto citado pelos governantes tratou-se do combate à violência no país que se dará a partir de um Pacto Nacional pela Segurança Pública, coordenado pelo governo federal. “É preciso que o Sistema Único de Segurança Pública passe a funcionar, e o governo federal se integre com os estados. A violência é um problema de todo o país”, argumentou Camilo Santana.

Os líderes dos estados também são a favor do aumento da contribuição do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) aos municípios, onde a União deverá se apresentar de forma mais ativa no financiamento da educação básica.

Convidado pelo governador do Ceará, o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira esteve presente em um primeiro momento da reunião para debater algumas propostas que tramitam pelo Congresso. São elas, a questão da partilha onerosa que autoriza a Petrobras a vender para instituições privadas sua parte na partilha do Pré-Sal. O segundo ponto debatido tratou-se da distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), e por último, o projeto de lei que trata da securitização das dívidas, do qual, segundo Eunício, os municípios possuem total direito.

Publicidade

“Eu sempre coloquei minha posição com muita clareza, eu sou daqueles que defende que as pessoas vivem nos municípios, vivem nos estados, e não apenas Brasília ser um poço represado de recursos onde os governadores e os prefeitos vivem aqui com o pires na mão pedindo socorro ao governo federal daquilo que entendo eu, eles tem direito nessa partilha”, afirmou o presidente do Senado.

Segundo o governador Camilo Santana, o objetivo é que possa ser construído um dialogo pelo bem do povo, que faça o Brasil crescer, gerar oportunidades e melhorar a vida das pessoas. “Nós queremos que a interlocução possa ser feita direto com o presidente da República, vivemos em uma democracia, em um regime federativo onde o povo brasileiro e a população dos estados elegeram seus representantes, então que haja toda uma interlocução institucional, respeitosa, como o próprio presidente tem colocado”, afirmou.

    André Oliveira

Outra preocupação citada na reunião foi com relação ao programa Mais Médicos que, segundo Camilo, leva médicos a lugares do Nordeste que dificilmente possuíam condições de ter algum tipo de assistência médica. O governador do Ceará afirmou ainda que todos que estiveram presentes na reunião estão a disposição de construir um Brasil sem desigualdade.

Estiveram presentes também os governadores Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Rui Costa (PT-BA), Belivaldo Chagas (PSD-SE) e Flávio Dino (PCdoB-MA), o vice-governador Luciano Barbosa (MDB-AL), os eleitos João Azevêdo (PSB-PB) e Fátima Bezerra (PT-RN), além da vice-governadora eleita de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).

    André Oliveira
    André Oliveira
    André Oliveira

 

Fonte: 180 Graus

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS